sexta-feira, 23 de abril de 2010

Visita do Papa a Chipre: um acontecimento “de grande importância histórica”

As autoridades da República de Chipre consideram a próxima visita de Bento XVI ao país, prevista para os dias 4 a 5 de junho deste ano, um acontecimento “de grande importância histórica”.
O Papa foi convidado pelo presidente de Chipre, Demetris Christofias, na ocasião de sua visita ao Vaticano em 27 de março de 2009. O Pontífice foi também convidado pela Igreja local.
Segundo a embaixada de Chipre junto à Santa Sé, trata-se de um “acontecimento de grande importância histórica, pois é primeira vez que se dará uma visita assim”.
“O Papa Bento XVI terá dois encontros oficiais” – assinala um comunicado – “com o presidente da República e com outros representantes do Estado, com o arcebispo de Chipre e com representantes da comunidade católica de Chipre”.
“Durante sua estadia em Chipre, o Pontífice fará uma peregrinação ao Pilar de São Paulo, em Paphos”, continua a nota.
Uma solução para a crise de Chipre
Em seu discurso ao corpo diplomático, em 7 de janeiro de 2008, o Papa mencionou a divisão da ilha, dizendo “Expresso o desejo de que, no contexto da União Européia, não meçam esforços para encontrar uma solução para a crise que já dura demasiado tempo”.
A ocupação do norte da ilha por parte do exército turco constitui um dos principais obstáculos à integração da Turquia à União Européia.
Em seu discurso de 8 de janeiro de 2009, o Papa reconheceu avanços positivos, dizendo: “As aspirações à paz estão vivas em Chipre, onde se restabeleceram as negociações para uma solução justa para os problemas relacionados à divisão da ilha”.
Mas a realização do segundo turno das eleições – previstas para o próximo 25 de abril – para presidente da República Turca do Norte de Chipre, reconhecida apenas pela Turquia e sob ocupação turca, pode mudar estes rumos.
As negociações para a difícil reunificação da ilha foram iniciadas por M. Mehmet Ali Talat, mas seu adversário é favorável à solução de dois Estados.Por outro lado, a viajem do Papa a Chipre representará uma oportunidade para a publicação do Instrumentum laboris da Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, que será realizado no Vaticano entre os dias 10 e 24 de outubro de 2010.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário