segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pluralidade no Reino Unido, desafio e oportunidade de crescimento

A diversidade do Reino Unido moderno é um “desafio”, mas também uma “grande oportunidade”, afirmou Bento XVI neste domingo, ao encerrar sua visita de quatro dias.
No aeroporto internacional de Birmingham, antes de embarcar de volta a Roma, o Papa dirigiu um breve discurso durante a cerimônia de despedida.
O pontífice agradeceu ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, “pelo intenso trabalho de preparação, tanto do governo atual como do precedente, do serviço civil, das autoridades locais e da polícia e dos numerosos voluntários que pacientemente ajudaram a preparar os eventos destes quatro dias”.
O Papa observou que nos quatro dias no Reino Unido pôde visitar “representantes de muitas comunidades, culturas, línguas e religiões que compõem a sociedade britânica”.
“A grande diversidade da moderna Grã-Bretanha é um desafio para seu governo e seu povo, mas também representa uma grande oportunidade de maior diálogo intercultural e inter-religoso que enriquecerá toda comunidade”, afirmou.
Agradecendo pela oportunidade de se encontrar com a rainha Elizabeth II, com o próprio Cameron e outros políticos, e de ter podido discutir “questões de mútuo interesse”, o bispo de Roma confessou se sentir “particularmente honrado ao receber o convite para me dirigir às duas Câmaras do Parlamento no histórico recinto de Westminster Hall”.
“Desejo sinceramente que estes encontros contribuam para confirmar e fortalecer as excelentes relações entre a Santa Sé e o Reino Unido, especialmente na cooperação para o desenvolvimento internacional, o cuidado do meio ambiente e a construção de uma sociedade civil com um renovado sentido de valores partilhados e metas comuns”, afirmou.
“Foi também uma satisfação visitar o arcebispo de Cantuária e os bispos da Igreja da Inglaterra, orando posteriormente com eles e nossos irmãos cristãos nos sugestivos arredores da Abadia de Westminster, um lugar que fala com muita eloquência das tradições e cultura que compartilhamos.”
“Posto que a Grã-Bretanha acolhe muitas tradições religiosos, sou grato pela oportunidade de encontrar seus representantes e partilhar com eles algumas ideias acerca da contribuição que as religiões podem oferecer para o desenvolvimento de uma sadia sociedade plural”, acrescentou.
Bento XVI sublinhou que, “naturalmente”, sua visita estava dirigida de forma especial aos católicos do Reino Unido.
“Aprecio muitíssimo o tempo que passei com os bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, com os professores, alunos e pessoas adultas. Foi especialmente comovedor celebrar com eles, aqui em Birmingham, a beatificação de um grande filho da Inglaterra, o cardeal John Henry Newman”.
A viagem ao Reino Unido foi a 17ª internacional do pontificado de Bento XVI.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário