quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Igreja em Portugal recolhe impressão da sociedade

A Igreja católica em Portugal vai encomendar uma sondagem para recolher a impressão da sociedade – incluída a população com outras perspectivas religiosas – em relação à sua atuação.
Segundo informa Agência Ecclesia, a pesquisa vai decorrer em 2011 e será confiada à Universidade Católica (UCP).
O porta-voz da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa) padre Manuel Morujão, disse nessa terça-feira, em conferência de imprensa em Fátima, que a pesquisa decorre da vontade da Igreja em querer “ver o mundo onde se situa, para às suas perguntas responder o melhor que pode e sabe”.
Questionado sobre a possibilidade dos resultados da sondagem sugerirem alterações na atuação pastoral, o padre Manuel Morujão frisou que “a Igreja deve considerar-se sempre em estado de conversão”, pelo que “não tem medo das mudanças”.
O estudo de opinião é um dos eixos do projeto “Repensar a Pastoral da Igreja em Portugal”, que visa, entre outros objetivos, inverter o decréscimo de participação nos sacramentos e celebrações litúrgicas e travar a diluição dos critérios evangélicos.
A análise da realidade portuguesa em que a Igreja está envolvida passa também por ouvir seus organismos internos. Esse processo que ganhou novo impulso essa terça-feira, dia em que o presidente da CEP, D. Jorge Ortiga, assinou um documento programático do projeto.
O texto, que será enviado às principais estruturas da Igreja, estabelece um calendário, apresenta sugestões práticas e enuncia os organismos diocesanos que devem ser consultados durante o processo – até março de 2011 –, nomeadamente o conselho pastoral e o conselho presbiteral, que representam os leigos e sacerdotes.
Padre Manuel Morujão afirmou que a Conferência Episcopal deseja que as conclusões das sondagens apontem o “caminho para o futuro”, marquem “algumas prioridades para toda a Igreja” e atenuem “as fronteiras entre dioceses, congregações religiosas e obras de apostolado”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário