terça-feira, 21 de setembro de 2010

Padre Lombardi: Papa e Newman, dois buscadores da verdade

Bento XVI e o cardeal John Henry Newman assemelham-se no mesmo tipo de experiência de fé e busca da verdade. Foi o que disse nesse domingo nos microfones da Radio Vaticano o porta-voz da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.
Segundo o sacerdote jesuíta, a figura do novo beato sintetiza muitos dos temas enfrentados durante a viagem do Papa. Newman encarna “a beleza e a alegria da fé em Cristo como fundamento de um serviço positivo para a sociedade na qual se vive, como fundamento de um testemunho eficaz de grande caridade para a comunidade na qual vivemos”.
Da mesma forma, para Newman, a fé cristã é “um caminho de busca da verdade cada vez mais profundo que chega plenamente ao encontro com Cristo e, portanto, com a santidade”.
“É uma personalidade – prosseguiu o diretor da Sala de Imprensa vaticana – que tem uma profunda sintonia com a do Santo Padre, pela união entre experiência de cultura e experiência de fé, pela profunda espiritualidade, pelo sentido de busca da verdade.”
“Portanto – acrescentou –, compreendemos também que o Papa tenha desejado fazer ele mesmo esta beatificação. Notou-se uma sintonia profunda de sensibilidades, de aplicação da experiência de fé.”
Ao comentar alguns dos momentos mais importantes da visita papal, o porta-voz recordou o encontro com vítimas de abusos, “que foi significativo do modo como o Santo Padre enfrenta esta questão tão delicada para a Igreja hoje”.
Em particular – explicou –, nesta viagem, o Papa quis enfrentar esta questão de três formas diferentes: “com as palavras da homilia, com o encontro com as vítimas e com o encontro com as pessoas comprometidas com a proteção, na tutela dos jovens e das crianças”.
“Este último aspecto – destacou – chega a ser novidade a respeito de outras viagens e demonstra a completude da abordagem com que a Igreja deve enfrentar esta situação, também olhando adiante e colocando todas as premissas para que o testemunho seja credível e que haja garantia de poder evitar para sempre que se repitam esses erros e crimes.”

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário