terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bento XVI pede a bispos que superem “categorias humanas”

Bento XVI pediu aos 102 bispos dos países de missão ordenados no último ano que superem as "categorias mundanas" na concepção do seu ministério, ao recebê-los em Castel Gandolfo no sábado passado, por ocasião de um seminário convocado pela Congregação para a Evangelização dos Povos. Em seu discurso, o Pontífice lhes deu dois conselhos: alimentar a vida de oração e desempenhar o ministério como "serviço de amor".
Ao dirigir-se aos bispos, procedentes de 40 países (57 da África, 39 da Ásia, 4 da América e 2 da Oceania), o Papa assegurou que conhece as dificuldades que devem enfrentar ao desempenhar sua missão nas comunidades, "onde, além das diversas formas de pobreza, registram-se às vezes formas de perseguição por causa da fé cristã".
"Cabe a vós a tarefa de alimentar sua esperança, compartilhar suas dificuldades, inspirando-vos na caridade de Cristo, que consiste na atenção, ternura, compaixão, acolhimento, disponibilidade e interesse pelos problemas das pessoas, por quem se está disposto a gastar a vida", afirmou.
Dois conselhos
Ao falar da imitação de Cristo como missão do bispo, o Pontífice aconselhou "dedicar um tempo adequado para 'estar com Ele' e contemplá-lo na intimidade orante do diálogo de coração a coração".
"Estar frequentemente na presença de Deus, ser homem de oração e de adoração: todo pastor está chamado a isso - sublinhou. A vida do bispo deve ser uma oblação contínua a Deus pela salvação da sua Igreja, especialmente pela salvação das almas que lhe foram confiadas."
"Esta oblação pessoal constitui também a verdadeira dignidade do bispo: deriva do fato de tornar-se servo de todos, até dar a própria vida", acrescentou, como segundo conselho fundamental.
"O episcopado, de fato, assim, como o presbiterado, nunca deve ser mal-entendido segundo categorias mundanas. É serviço de amor", destacou.
"O bispo está chamado a servir a Igreja com o estilo do Deus feito homem, convertendo-se cada vez mais plenamente em servo do Senhor e servo da humanidade."
Ao despedir-se dos novos bispos missionários, o Papa os incentivou a não cair no desânimo provocado pelas dificuldades das suas comunidades.
"A verdade cristã é atrativa e persuasiva precisamente porque responde à necessidade profunda da existência humana, anunciando de maneira convincente que Cristo é o único salvador de todo homem e de todos os homens", concluiu.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário