quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Lord Patten: “A visita do Papa ao Reino Unido foi um grande êxito”

"É opinião unânime que a visita do Papa Bento XVI à Grã-Bretanha foi um grande êxito", confessou a ZENIT Lord Christopher Patten, encarregado do primeiro-ministro britânico para a visita do Papa ao Reino Unido.
"Seus quatro dias conosco foram um triunfo para Sua Santidade, para a Igreja Católica, para as denominações cristãs, para outros grupos de fé no país e para todos aqueles que ajudaram a organizar sua visita", acrescentou.
O Pontífice foi saudado por multidões, tanto de católicos como de não-católicos.
"Recordarei durante muito tempo as pessoas em Edimburgo quando ele chegou, a multidão ao longo do Mall em Londres, enquanto ele se dirigia à vigília de oração no Hyde Park, e tantos fiéis - jovens, idosos, de toda etnia e classe - em todos os eventos pastorais."
"A visita nos recordou, caso tivéssemos esquecido, o papel que os grupos de fé têm em nossa vida", sublinhou Lord Patten.
O Papa, acrescentou, "ficou claramente impressionado pela prova de que a herança cristã é (são palavras dele) ‘ainda forte e inclusive ativa em cada estrato da vida social' na Grã-Bretanha. Temos uma tradição de tolerância e moderação que reconhece o papel da religião na vida pública".
Lord Patten sublinhou, além disso, que, "em uma série de notáveis discursos e homilias, o Papa Bento XVI nos desafiou a considerar a relação entre razão e religião, e a importância de estabelecer uma base ética para a ação política".
Em sua opinião, "o discurso do Papa na Westminster Hall, cenário de tanta história inglesa, terá um impacto substancial no debate público durante muitos anos".
"A visita do Papa Bento entre nós foi, no sentido mais profundo do termo, uma visita para ser recordada - concluiu. Algumas de suas mensagens e lições ressoarão no tempo."

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário