segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Inaugurada primeira Universidade Católica reconhecida na Suécia desde 1477

A primeira Universidade Católica reconhecida na Suécia desde 1477 - Instituto Newman - foi inaugurada no sábado passado em Uppsala.
Bento XVI enviou uma mensagem para a ocasião, firmada pelo secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone. O texto foi lido durante o ato inaugural, informou L'Osservatore Romano em sua edição de terça-feira.
O Papa disse "que tudo o que ensinam, estudam e pesquisam nesta nova Universidade que leva o nome do venerável John Henry Newman, guiados pela doce luz do Espírito Santo, é dedicado com razão e mente aberta à busca da sabedoria divina e humana".
Recordando a Universidade de Uppsala, fundada por Sisto IV em 1477, disse que "a ilustre tradição do estudo, a busca desinteressada de conhecimento em todos os âmbitos e um forte compromisso, tanto como a razão divina e como a humana, caracterizam este novo centro de excelência católica".
Fundado pelos jesuítas em 2001, o Newmaninstitutet foi reconhecido oficialmente pelo Governo sueco a 8 de abril de 2010. No dia seguinte, o bispo Anders Arborelius abençoou solenemente o edifício.
O superior geral da Companhia de Jesus, Pe. Adolfo Nicolás, presidiu uma missa no sábado pela manhã na igreja paroquial de São Lourenço, em Uppsala.
Na homilia, ele explicou que a nova Universidade quer oferecer caminhos para "aprender a viver melhor".
O superior considera a entrada do pensamento católico na educação pública como um sinal de efetiva abertura à pluralidade.
Destacou ainda que a liberdade de consciência se alcança por meio da busca da verdade. "Newman - explicou - foi fiel a sua consciência, ato que é sempre difícil".
O padre Nicolás destacou que o cardeal Newman teve a consciência de ser fiel à sua missão, buscando algo mais profundo, "e isso traz dificuldades".
O superior da Companhia de Jesus também falou da espiritualidade inaciana, destacando que "todos os esforços humanos tentam resolver a crise da escolha entre o bem e o mal, entre a vida e a morte".
"Para os jesuítas, há uma palavra mágica: magis - explicou -, ou seja, aprofundar e entender o que está por trás da questão, buscar sempre algo mais profundo".
Por fim, ele convidou a rezar "para que o Instituto Newman seja um lugar de liberdade para uma busca mais satisfatória do sentido comum, e que sua contribuição para a educação seja total, não somente para a mente, mas também para o coração, recuperando a melhor tradição filosófica de educar o coração".
"Platão diria: o objetivo da filosofia é ajudar a viver - concluiu -. Queremos que o Instituto contribua para alegrar o povo sueco com abertura e verdade".
O jornal vaticano qualificou a inauguração desta Universidade como "o evento mais significativo da Igreja católica sueca desde que a Reforma a excluiu da vida pública".
"Filosofia e Teologia são os principais cursos desta Universidade, onde também há espaço para arte e cultura escandinava e europeia", explicou L'Osservatore Romano. O Instituto Newman "é o fruto mais maduro do compromisso que os jesuítas, durante décadas, fizeram na vida sueca por meio da Universidade e o início de um pacto entre a sociedade secularizada do norte da Europa e a cultura católica".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário