quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Inaugurada a catedral católica de Kosovo

Milhares de pessoas reuniram-se em Pristina, capital de Kosovo, nesse sábado, para celebrar a inauguração da catedral católica, dedicada à madre Teresa de Calcutá, beatificada pelo Papa João Paulo II em 2003.
A cerimônia forma parte dos eventos que ao longo do ano comemorarão o centenário do nascimento da religiosa (26 de agosto de 2010) de origem albanesa e nascida na Macedônia, fundadora das Missionárias da Caridade, que trabalhou durante meio século com os enfermos e pobres da Índia, de cuja morte se completam 13 anos (5 de setembro de 1997).
Uma procissão de sacerdotes percorreu a rua principal de Kosovo. Dentro da catedral de ladrilhos vermelhos, os fiéis usavam lenços brancos para comemorar o evento.
“Isso glorifica a fé, mas também a grandeza de nossa nação”, declarou um membro da comunidade, Jak Gjergji.
As obras da catedral iniciaram em 2007 pelo então presidente Ibrahim Rugova, líder da independência de Kosovo frente à Sérvia, de quem se afirma que se converteu ao cristianismo antes de sua morte.
Fontes eclesiais afirmaram que faltam ainda dois anos para que a catedral esteja completamente acabada.
Kosovo declarou sua independência unilateralmente a 17 de fevereiro de 2008, mas a Sérvia ainda reclama como próprio o território, e a independência de Kosovo ainda não foi reconhecida por muitos países, entre eles a Espanha.
Políticos, diplomatas e religiosos de diversas confissões participaram em Kosovo em numerosas atividades do “Ano da Madre Teresa”, proclamado pelo presidente Fatmir Sejdiu para render tributo à religiosa católica.
Os serviços postais de Kosovo emitiram um selo em sua honra, apesar desta ex-província iugoslava ser um Estado com 90% de muçulmanos e apenas 5% de católicos.
A catedral será o edifício mais alto de Kosovo e seu financiamento procede da prefeitura de Pristina, várias missões católicas europeias e muitos doadores particulares.

Fonte: Zenit. - (Nieves San Martín)

Nenhum comentário:

Postar um comentário