sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Arcebispo espanhol: jejuar para preparar-se para visita do Papa

O arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio, propôs jejuar no dia anterior à visita do Papa para preparar-se interiormente e, ao mesmo tempo, ajudar os mais necessitados.
Sua proposta aparece em uma carta pastoral que o prelado acaba de enviar às paróquias e casas religiosas da diocese, na qual convida todos os diocesanos a participarem da peregrinação de Bento XVI a Santiago de Compostela.
"Como preparação espiritual, convido-lhes a jejuar no dia 5 de novembro, oferecendo uma contribuição econômica à Cáritas diocesana para que, com o arrecadado, seja possível ajudar as pessoas mais necessitadas", indica a carta.
O arcebispo propõe também outras iniciativas espirituais e pastorais para preparar a viagem: formação nas catequeses e encontros pastorais, celebração semanal de um ato eucarístico na catedral, nas paróquias e casas religiosas de Santiago e a oração do terço pelos frutos espirituais e pastorais da peregrinação.
Dom Barrio também convida seus diocesanos a acompanhar Bento XVI no trajeto que fará no papamóvel, do aeroporto à Plaza del Obradoiro.
"A peregrinação do Papa é um gesto pelo qual temos de agradecer-lhe vivamente, acompanhando-o com nossa oração e com nossa presença", destaca.
A visita de Bento XVI constará de 3 atos públicos. Ele chegará no sábado, 6 de novembro, pela manhã, ao aeroporto de Lavacolla, informou o arcebispado.
Lá será recebido oficialmente por membros da Casa Real e autoridades eclesiásticas e civis, nacionais, autônomas e locais.
Após transladar-se no papamóvel do aeroporto até a cidade, entrará na catedral pela porta de Azabachería, como peregrino da fé e testemunha de Cristo Ressuscitado.
Terá a oportunidade de rezar na Capela da Comunhão, contemplar o Pórtico da Glória, rezar diante do túmulo do apóstolo Tiago, passar pela Porta Santa, abraçar o Apóstolo e dirigir umas palavras aos presentes.
Depois de comer e descansar no palácio arcebispal, presidirá uma Missa na praça da catedral.
E na última hora da tarde, ele se dirigirá a Lavacolla, onde participará da cerimônia de despedida com um número reduzido de autoridades e viajará até Barcelona.
Também o arcebispo de Barcelona, cardeal Lluís Martínez Sistach, pediu que se participe pessoalmente da dedicação do templo da Sagrada Família e se cumprimente o Papa pelas ruas e praças pelas quais ele passará.
Em uma exortação pastoral intitulada "Com o Papa começamos um novo curso", indica que "o Santo Padre deixará o Vaticano para vir visitar-nos" e "nós temos de acolhê-lo saindo da nossa casa, deixando nossos povoados e cidades".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário