terça-feira, 28 de setembro de 2010

Índia: concurso sobre Bíblia atrai quase meio milhão de pessoas

Neste domingo, cerca de meio milhão de pessoas participou, em todo o estado de Kerala (Índia), de um concurso sobre a Bíblia, no âmbito diocesano. A etapa final do popular Quiz será realizada em novembro, em Cochin, capital comercial do estado.
A iniciativa, que foi divulgada neste domingo no jornal vaticano L'Osservatore Romano, "é uma forma de conhecer cada vez mais e melhor a Bíblia e incentivar seu estudo", segundo afirmou o Pe. Joshy Mayyattil, secretário da Kerala Catholic Bible Society, apoiadora da iniciativa.
O Logos Quiz, realizado ontem, contou com a participação de "cerca de meio milhão de pessoas, pertencentes a 3.200 paróquias de Kerala", na sua décima edição.
Os concursantes - informa uma nota de imprensa dos organizadores - foram divididos em grupos por idades, desde os 10 anos até mais de 60; os ganhadores da primeira fase participarão da final, que acontecerá em novembro.
Kerala é o estado indiano com maior número de cristãos: cerca de 7 milhões, dos quais mais de 4 milhões são católicos.
Esta região da costa sudoeste da Índia goza de uma fé com séculos de história, já que, segundo a tradição, chegou a estas terras graças ao apóstolo Tomé.
O concurso, iniciado em 2000, só aumentou seu número de participantes, dos 125 mil iniciais até os 483,170 que se inscreveram neste ano.
O testemunho de Leena Mathew, funcionária bancária de Cochin, que ganhou o concurso em 2007 e 2008, revela a evolução desta iniciativa.
Há três anos, Leena começou a preparar sua filha, que queria participar do quiz. Ela considerava a leitura da Bíblia apenas outra tarefa, assim como as de casa e do trabalho. Pouco a pouco, descobriu que a Bíblia é "fonte de grande alimento espiritual" e decidiu participar também; ganhou duas edições seguidas.
Kerala é o estado mais alfabetizado do país, com uma taxa de mais de 90%. Aqui, os católicos estão 10 vezes mais presentes que em outros lugares, e convivem em paz com hindus e muçulmanos. É também o estado com o maior índice de leitura de todo o país.
Atualmente, uma edição semanal do jornal L'Osservatore Romano é impressa na língua local, o malayalam.

Para mais informações: www.keralabiblesociety.com.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário