quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Visita apostólica a religiosas dos EUA pode beneficiar toda a Igreja

Segundo o cardeal Rodè, que ordenou a avaliação

A visita apostólica que está examinando aspectos fundamentais das mulheres religiosas nos Estados Unidos possivelmente terá consequências em outros lugares do mundo.
Assim indica o cardeal franc Rodè, CM, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, em uma declaração sobre a visita, publicada hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
A visita apostólica aos institutos de mulheres religiosas nos Estados Unidos responde às preocupações de muitos católicos do país, manifestadas ao dicastério, pelo “bem-estar das mulheres religiosas e pela vida consagrada em geral”.
Neste sentido, a declaração indica que “o volume e a complexidade destas questões foram apresentados claramente por expoentes e participantes do Simpósio sobre Vida Religiosa, realizado no Stonehill College em setembro de 2008”.
“Isso me ajudou a entender que uma avaliação desse tipo sobre os desafios enfrentados pelas religiosas, individualmente, e por suas congregações poderia beneficiar a Igreja em seu conjunto, assim como as religiosas e institutos envolvidos”, explica o cardeal Rodè.
“Espera-se que esta visita apostólica estimule vocações e garanta um futuro melhor para as mulheres religiosas”, indica o purpurado que ordenou a visita.
E acrescenta: “Minha esperança é que a visita apostólica não só proporcione à Santa Sé uma análise exaustiva das condições da vida religiosa nos Estados Unidos, mas que também seja uma oportunidade realista e de graça para a introspecção pessoal e comunitária, como superioras e irmãs que cooperam com este estudo”.
A visita foi anunciada no último mês de janeiro. Concluiu sua primeira fase, na qual as superioras gerais comunicaram suas esperanças e preocupações diretamente à visitadora apostólica, a Madre Mary Clare Millea, A.S.C.J.
Sobre esta primeira fase, o cardeal Rodè fez um balanço positivo, indicando em sua declaração de hoje: “Estou feliz pela resposta voluntária” de “mais de 75% das superioras gerais”.
Pouco depois, o Instrumentum Laboris (instrumento de trabalho) foi enviado a todas as superioras gerais, para que o fizessem chegar a cada irmã, para sua consideração na oração, para seu estudo e debate com as outras irmãs.
Agora, a visita se encontra em sua segunda fase, na qual “as superioras gerais estão respondendo um questionário que oferecerá um perfil da realidade atual de cada instituto e de suas perspectivas de futuro”, explica o cardeal.
“O Center for Applied Research in the Apostolate - CARA (Centro para a Pesquisa Aplicada ao Apostolado), da Universidade Georgetown, está cooperando na recopilação de informação e preparará um informe analítico sobre os dados recolhidos na parte A do questionário” continua a declaração.
E acrescenta: “Este informe será divulgado e deverá proporcionar informação importante sobre as possíveis tendências futuras da vida religiosa nos Estados Unidos”.
Segundo indica a declaração do cardeal Rodè, “está é a prática que a Santa Sé segue em uma visita apostólica que se realiza ad inquirendum et referendum (isto é, estudada e referida ao estudo)”.
O purpurado explica, além disso, que “este dicastério não formulará conclusões ou planos de ação – caso haja algum – enquanto o informe final da visitadora não for avaliado”.
O cardeal continua expressando sua avaliação positiva do transcurso da visita apostólica, afirmando: “Até agora, sinto-me motivado pelos esforços por identificar os sinais de esperança, assim como as preocupações, nas congregações religiosas dos Estados Unidos”.
E a declaração conclui com um convite do cardeal à oração para apoiar a iniciativa: “Peço a todas as pessoas de boa vontade que se unam em oração pelos frutos deste esforço para promover a identidade católica e a vitalidade das religiosas”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário