terça-feira, 17 de novembro de 2009

Nas obras de ajuda, testemunho cristão e formação permanente

Conclui a plenária do Conselho Pontifício “Cor Unum”

No sábado concluiu a 28ª plenária do Conselho Pontifício Cor Unum, o organismo vaticano instituído pelo Papa Paulo VI em 1971, dedicado a coordenar as iniciativas das instituições caritativas católicas.
A assembleia, iniciada no dia 12 de novembro passado, teve lugar em Roma em torno do tema “Processos formativos para os agentes da caridade”.
Estiveram representadas as dioceses, Cáritas e organizações internacionais de ajuda e de assistência dos cinco continentes.
Por parte dos responsáveis pelas atividades caritativas da Igreja –afirma um comunicado de Cor Unum– emergiram duas indicações fundamentais: “o objetivo último de nosso trabalho é o testemunho cristão através das obras de ajuda para os mais pobres, mas dar testemunho de Cristo implica tê-lo encontrado primeiro”.
Em segundo lugar, “para educar é necessário ser continuamente educado, do contrário, no processo formativo dos agentes de caridade, corre-se o risco de fazer próprias as prioridades fixadas por outras instâncias internacionais alheias à Igreja, quando esta não pode silenciar seu próprio fundamento de fé”.
As reflexões da assembleia seguiram a indicação do Papa Bento XVI, que, em sua encíclica Deus caritas est destacou a importância da “formação do coração”.
“Até agora, a reflexão sobre a luta contra a pobreza centrava-se apenas na perspectiva dos objetivos a perseguir no compromisso caritativo”, destacou o presidente de Cor Unum, cardeal Paul Josef Cordes.
Segundo o purpurado, “agora queremos superar esta limitação e nos concentrar na qualidade humana e espiritual de todos os que trabalham nas agências caritativas católicas, sejam profissionais ou voluntários”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário