sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Desenvolvimento integral a partir da riqueza do humanismo cristão

Proposta foi apresentada no Vaticano


O diretor geral do Centro Latino-americano para o Desenvolvimento, a Integração e Cooperação (CELADIC), Luis Enrique Marius, apresentou ontem na Santa Sé a proposta “Um modelo alternativo de desenvolvimento humano integral”.
“Este é um belo presente que o CELADIC nos dá para avançar efetivamente para uma mudança perante as enormes necessidades e urgências de nossos povos, que não podem esperar mais”, afirmou o cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa.
“Se queremos uma América Latina e um mundo mais justos, devemos romper as tentativas de querer privatizar nossa dimensão religiosa e espiritual, que muitos tentam esgotá-la em uma hora de prática semanal”, afirmou o professor Luis Enrique Marius, diretor geral do CELADIC, perante vários prelados e representantes de diferentes dicastérios da Santa Sé, na Sede da Pontifícia Comissão para América Latina.
“É o momento de pensar e impulsionar um modelo alternativo de desenvolvimento humano integral, a partir da riqueza do humanismo cristão e do ensinamento social da Igreja, e isso não podemos fazer a partir das sacristias, mas de nosso compromisso coerente e concreto nos setores políticos, econômicos, sociais e acadêmico-culturais, onde estamos inseridos”.
O professor Marius afirmou que a proposta do CELADIC é por um desenvolvimento integral fundado na centralidade da pessoa e do trabalho humano. Ele assinalou a necessidade de promover uma nova classe dirigente coerente com a identidade latino-americana e em função das legítimas aspirações e necessidades de seus povos.
O CELADIC é um “espaço de encontro” com mais de 300 membros de todos os países latino-americanos. Pessoas que se sentem “interpeladas pelo desafio múltiplo e radical representado pelo crescimento sustentável e dificilmente reversível da miséria, pobreza e marginalidade social e cultural em toda a região latino-americana”.
Este aumento da pobreza sucede “no marco de uma profunda e generalizada crise, que se expressa em todas as áreas e setores e que gera um alto índice de desesperança em nossas gentes, dúvidas em nossos povos sobre a convivência na paz, o significado do obrar segundo a justiça e a solidariedade, a estima pela liberdade, assim como o crescente descrédito das classes dirigentes, clima propício para preocupantes aventuras políticas”.
Inspirados no humanismo cristão, elaboraram e editaram em março de 2009 um modelo de desenvolvimento humano integral, tentando desta forma preencher o perigoso vazio de pensamento e de propostas existentes na região, inclusive perante a persistente crise internacional.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário