quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Papa recebe “Caravana pela liberdade dos sequestrados na Colômbia”

Um grupo de 150 motociclistas percorreu a Europa pedindo liberdade

Por Carmen Elena Villa

Durante a audiência geral desta manhã na Sala Paulo VI, havia um grupo de peregrinos colombianos que chegaram vindos de Madri: não de avião nem de trem. Tampouco alugaram carros. Eles chegaram a Roma de motocicleta, desafiando as baixas temperaturas europeias do outono.
Trata-se da “Caravana pela liberdade dos sequestrados na Colômbia”. Também passaram pela França para pedir pela liberdade dos sequestrados. Nesta manhã, foram recebidos pelo Papa Bento XVI, que os cumprimentou especialmente no final da tradicional catequese das quartas-feiras.
“Saúdo cordialmente os fiéis de língua espanhola, em particular a Caravana pela liberdade dos sequestrados na Colômbia, assim como os peregrinos da Espanha, México e de outros países latino-americanos”, disse o pontífice.
Os motociclistas clamavam para que cesse o cativeiro dos cerca de 3 mil sequestrados neste e em outros lugares do mundo, como Gaza, México e Guatemala.
O promotor desta iniciativa é o jornalista Herbin Hoyos, diretor do programa de rádio Voces del secuestro (vozes do sequestro), por meio do qual os familiares e amigos enviam mensagens aos seus entes queridos. Herbin teve de abandonar o seu país devido às contínuas ameaças por parte dos grupos armados.
Finalizada a audiência, tanto o jornalista como a colombiana Jenny Mendieta, cujo pai está sequestrado há 11 anos, tiveram a oportunidade de cumprimentar o Papa.
A caravana, que já recebeu convites para ir à Rússia, Gaza de América Central, “só terminará quando libertarem o último sequestrado, e não quando os violentos quiserem que termine”, assegurou Jenny.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário