quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Aumento sensível das vocações sacerdotais em 20 países

Entre eles Inglaterra e Gales

Vinte países estão vivendo um notável aumento do número de seminaristas, segundo a última pesquisa sobre vocações internacionais realizada em 2007.
Foi o que afirmou Dom Francis Bonnici, diretor da Obra Pontifícia de Vocações Sacerdotais da Congregação para a Educação Católica, e anfitrião da Conferência de Diretores de Vocações da Inglaterra e Gales, celebrada recentemente no Colégio Inglês de Villa Palazzola (Roma).
Entre os vinte países que viram crescer o número de seminaristas encontram-se Inglaterra e Gales, onde, segundo estatísticas provisórias, 40 homens iniciaram sua formação sacerdotal em seminários diocesanos neste curso 2009-2010.
Durante o encontro, Dom Bonnici falou do sacerdócio ministerial e da união entre o seminarista e Cristo, destacando que em 2011 se publicará um documento, baseado nas cartas e discursos de Bento XVI sobre o sacerdócio, que ajudará muito os que trabalham no ministério vocacional.
Comentando a Conferência, Dom Bonnici afirmou que o aspecto que mais o impressionou foi o fato de constatar um “verdadeiro interesse pelo ministério pastoral e pelas vocações”.
O bispo afirmou que cada diocese deve enfrentar o desafio de promover as vocações sacerdotais, mas em muitos lugares o diretor de vocações ainda exerce um ministério em tempo parcial.
Na Conferência, durante a qual se reabriu a igreja do Colégio Inglês, participaram 18 sacerdotes em representação de 16 dioceses. O próximo encontro se celebrará em outubro de 2010 no Seminário de Oscott, em Birmingham.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário