sábado, 28 de novembro de 2009

Igreja no Rio de Janeiro ganha 20 novos diáconos

Dom Orani Tempesta preside à ordenação este sábado

Vivenciar no cotidiano o Evangelho, lançar as redes e resgatar pessoas para o Reino de Deus. Essas ações, entre outras, movem os corações dos futuros diáconos permanentes da turma João Paulo II, da arquidiocese do Rio de Janeiro.
A ordenação diaconal acontece na manhã deste sábado, na catedral de São Sebastião. Durante a missa solene, os 20 candidatos receberão o sacramento pela imposição das mãos do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.
Foram quatro anos e meio de formação na Escola Diaconal Santo Efrém, para que os futuros diáconos possam exercer, segundo a Igreja, “o tríplice ministério: da Caridade, da Palavra e da Liturgia”.
O lema da turma é Dunc in altum! (Luc 5,4). Segundo eles, o versículo foi escolhido por causa das palavras do Papa João Paulo II, que dá nome à turma, na Carta apostólica “Novo millennio ineunte”.
Os futuros diáconos destacaram o papel fundamental da família durante o período de preparação, principalmente o papel das esposas e filhos. Nesta turma de ordenandos todos são casados.
Lembraram que, além da carta de recomendação do Sacerdote de sua Paróquia, os candidatos à Escola Diaconal devem ter uma carta escrita pela esposa, como que uma autorização para abraçar essa missão, que acaba sendo de toda a família.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário