sexta-feira, 1 de abril de 2011

China: ordenado bispo com aprovação de Roma e Pequim

Cerca de 1.500 fiéis participaram ontem, em Jiangmen, da primeira ordenação episcopal na China desde a ordenação ilícita do Pe. Joseph Guo Jincai como bispo de Chengde, em novembro passado.

O Pe. Paul Liang Jiansen, 46 anos, foi ordenado bispo de Jiangmen com a aprovação do Papa e o reconhecimento do governo, segundo informa a ‘Union of Catholic Asian News'. A ordenação episcopal foi realizada na Catedral do Imaculado Coração de Maria, em Jiangmen, na zona meridional da província de Guangdong.

As relações entre a China e o Vaticano se esfriaram no ano passado, após a ordenação episcopal ilícita de novembro e a participação forçada na VIII Assembleia de Representantes Católicos Chineses, em dezembro (ver ZENIT, 24 de novembro de 2010).

A Assembleia foi convocada para eleger os líderes das duas organizações que dirigem a Igreja Católica Nacional Chinesa, ambas sem a aprovação papal. Uma delas é a assembléia dos bispos chineses e a outra, a Associação Patriótica, o grupo que aprova todas as práticas religiosas do país.

Os católicos que não acatam as decisões da Associação Patriótica formam a Igreja "subterrânea" ou "clandestina", fiel ao Bispo de Roma.

Mais de 40 bispos e sacerdotes concelebraram a Missa de ordenação de Dom Liang, e a catedral e o átrio estavam lotados, segundo ‘UCANews'. Centenas de fiéis acompanharam a ordenação por meio de telões colocados fora da igreja.

O prelado confessou à agência ‘AsiaNews' que estava "aliviado" e se sentia "apoiado" pelo fato de que a liturgia foi realizada sem nenhum incidente. Todo o clero que participou da cerimônia está em boas relações com a Santa Sé.

"A minha cruz é pesada - reconheceu ele -, mas confio no Senhor para que me proteja e me ajude no ministério episcopal."

O bispo afirmou que suas prioridades incluem a formação espiritual dos sacerdotes e freiras, assim como dos leigos. "Na Páscoa, haverá cinco ou seis novos batismos", acrescentou.

A diocese de Jiangmen estava vacante desde 2007, quando Dom Peter Paul Li Panshi morreu, aos 95 anos.

A diocese tem cerca de 20 mil católicos, especialmente nas cidades de Foshan, Jiangmen e Zhongshan, e em 20 áreas rurais. Seus 7 sacerdotes e cerca de 20 religiosos devem falar três idiomas - cantonês, mandarim e hakka - para realizar seu trabalho pastoral.

A diocese acolhe o Santuário de Shangchuan, que comemora a morte de S. Francisco Xavier, em 1552. Dom Liang revelou que seu escudo tem a imagem deste santo e a de Matteo Ricci.

Liang Jiansan nasceu em 1964 e foi batizado em 1985. Foi ordenado em 1991 e trabalhou na diocese de Jiangmen desde 1995. Ele foi nomeado vigário geral da diocese pelo seu antecessor, Dom Li, e eleito bispo de Jiangmen em novembro de 2009.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário