domingo, 24 de abril de 2011

Domingo da Páscoa

Este é o Dia que o Senhor fez para nós!
Alegremo-nos e Nele Exultemos!
Aleluia! O Senhor Ressuscitou!


Meus queridos irmãos,
Celebramos neste dia santo a vida plena! A vida venceu a morte! A ressurreição de Cristo suscita nos seus discípulos a consciência de que ele vive e não foi abandonado pelo Pai, mas confirmado na vida e confirmado também na obra que levou a termo. Hoje, Deus dá abertamente razão a Jesus. “Deus o ressuscitou no terceiro dia e tornou-o manifesto...”(cf. At 10,40, conforme a Primeira Leitura desta Eucaristia). Hoje congratulamos Cristo, porque Deus mostrou que Ele estava certo naquilo que fez!

Páscoa é Ressurreição. Ressurreição é a verdade fundamental da nossa fé católica, apostólica e romana. Nós os cristãos somos conclamados a crer com os olhos da fé e a dar testemunho da Ressurreição de Jesus. Isso porque na Ressurreição de Jesus está contida a nossa ressurreição. Ele morreu por amor e por amor inaudito ressuscitou para nos salvar, para nos elevar a condição de filhos e filhas de Deus.

Hoje ao celebrarmos a ressurreição de Jesus, afirmamos e celebramos tanto a ressurreição de Jesus quanto a nossa ressurreição. Ao ressurgir hoje dos mortos, Cristo uniu para sempre nosso destino ao seu destino divino e eterno. Saber, ter certeza absoluta de que não morreremos para sempre, é motivo de alegria, que expressamos nos solenes aleluias. Aleluia é a mais genuína expressão de contentamento, de júbilo, de alegria e de gratidão. De júbilo sem fim, porque nossa vida não termina na morte. Da morte nasceu a vida e da vida de Jesus nasce a nossa vida eterna.

A Páscoa é a festa central de nossa fé. Deus nos deu o maior de todos os tesouros, um tesouro que nem a traça corrói: uma vida sem fim com Ele, com Cristo.

Vamos encher nossos corações e nossos semblantes de entusiasmo cristão: hoje é o dia santo em que Deus nos garante a vida eterna, a vida com ele, indestrutível!

Como Cristo ressuscitou e vive para sempre, também nós ressuscitaremos nele e viveremos para sempre. Esta é uma verdade da nossa fé, que professamos no Símbolo da Fé: “Creio na ressurreição da carne, creio na vida eterna!”.

Amados e Amadas,
A Primeira Leitura(cf. At 10,34a.37-43) nos apresenta o querigma, ou seja o anúncio da ressurreição. Trata-se do resumo do anúncio dos apóstolos, chamado de querigma. A frase central querigmática é: “Deus o ressuscitou”. Esta é a base de nossa fé e esperança: Jesus vive, e Deus o estabeleceu juiz de vivos e mortos. O juiz é, também, o salvador: quem Nele crê, é absolvido e recebe a vida eterna.

A Segunda Leitura(cf. Cl. 3,1-4) nos ensina que viver junto ao Ressuscitado é da essência do cristão. O que somos feito pelo batismo, também o devemos ser em nossa vida. Mas o batismo ultrapassa nossa existência no mundo: antecipa a vida sem morte, escondida em Deus, com o Cristo ressuscitado. Vivemos na expectativa da plena manifestação.

(Quando se lê a outra leitura – São Paulo apresenta o novo fermento(cf. 1Cor 5,6b-8). Antes de ser imolado o cordeiro pascal, tirava-se das casas judaicas toda a impureza, especialmente a massa envelhecida e fermentada que normalmente era usada para preparar o pão. Cozia-se pão completamente novo, sem fermento – ázimo. Se Cristo é o verdadeiro Cordeiro Pascal, a casa de nossa existência deve ser limpa do fermento do mal.

Caros irmãos,
Pedro e o discípulo amado ao sepulcro nos anuncia o Evangelho, na missa diurna(cf. Jo. 20,1-9). O testemunho pascal inclui dois elementos: primeiro o sepulcro vazio e segundo as aparições do ressuscitado. O sepulcro vazio é um sinal negativo. Só falta para quem tem o coração junto ao Senhor, ou seja, o discípulo amigo.

Na missa da tarde pode-se ler o Evangelho de Lc 24,13-25 que apresenta os discípulos de Emaús. A ressurreição não era o que os discípulos esperavam, porém o desejo de ver seu Senhor, a auscultação do que dizem das Escrituras e a disposição de acolher o companheiro de caminhada, fazem com que o ressuscitado se manifeste aos discípulos de Emaús, ao partir o pão, gesto por excelência da comunhão cristã.

Irmãos,
Ninguém poderá nunca dizer que o corpo de Jesus foi roubado. Lá estavam as testemunhas de sua ressurreição. Uma das provas inequívocas da ressurreição de Jesus é o sepulcro vazio. João a descreve com pormenores e coloca-se a si mesmo como testemunha. Testemunha não só do sepulcro vazio, mas também de uma nova forma de existência de Jesus. João “viu e acreditou”. Podemos imaginar como os apóstolos estavam perturbados, preocupados e mesmo decepcionados. Agora se realiza a grande promessa. Agora eles compreendem que Jesus “devia ressuscitar dos mortos”. A partir de agora, reforçados por outras provas, os apóstolos se tornaram as “testemunhas da ressurreição de Jesus”. E fez desse testemunho sua grande missão.

Ser testemunha de Cristo Ressuscitado é uma missão de todos os batizados. Todos nós devemos ser testemunhas da ressurreição de cristo. A testemunha perfeita é aquela que é capaz de dar a vida pelo Cristo ressuscitado; ou aquela que pauta de tal maneira o seu comportamento sobre Jesus, que todos podem dizer: É um outro Cristo vivo!

Irmãos e Irmãs,
Acreditar, ou melhor, crer na ressurreição de Cristo é uma manifestação e demonstração de AMOR. Amor que vem da primeira testemunha, a pecadora convertida Maria Madalena. Madalena é o símbolo de todos os homens e mulheres, pecadores e contingentes, que arrependidos deixam a vida desgraçada do pecado para seguir o Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Ressuscitado, o Redentor.

Outra demonstração de amor e de fé foi de JOÃO, o discípulo amado, aquele que foi fiel até o fim na Cruz e é agora a testemunha ocular da ressurreição. Quem verdadeiramente ama tem facilidade para crer. João viu e creu. João viu os sinais da ressurreição. Como também nós hoje, nesta Sé Catedral Metropolitana, podemos ver os sinais, que são suficientes para quem ama. A partir da ressurreição de Cristo devemos nos guiar pelos sinais que Jesus fez e deixou, porque já não será visto em sua forma física. A partir da ressurreição, os sinais provocam a fé, e só pela fé é possível ver Jesus. A fé depende do tamanho do amor, e o amor se alimenta na fé pelo serviço, pela misericórdia, pela acolhida do diferente e pela misericórdia. Em tudo amar e servir.

Jesus, tendo amado os seus, amou-os até o fim! (cf. Jo. 13,1). Por amor estamos hoje celebrando o amor perfeito e acabado, o Cristo Ressuscitado.

Caros fiéis,
Somos chamados com a páscoa a sermos testemunhas do Ressuscitado. O velho homem vive a ilusão de poder realizar o seu destino recorrendo unicamente aos seus recursos. O homem novo, que nasce com Cristo na Sua Ressurreição, antecipação da nossa, realiza plenamente a vontade de Deus, único que pode admiti-lo à condição de Filho. O homem renovado sabe que o conteúdo da sua fidelidade à vocação recebida reside na obediência à condição terrena até a morte. Sabe, também, que este sim de criatura constitui o suporte necessário do filho adotivo de Deus.

Amigos e Amigas,
Felizes sois vós queridos irmãos que vieram venerar o Senhor inerte no Esquife na Sexta-Feira Santa. Mais felizes sois vós, amados e amadas, pois contemplam hoje vida que brotou da morte do Justo. “Deus não é um Deus dos mortos, mas de vivos”(Cf. Mt 22,32).Celebramos hoje o fato histórico da ressurreição do Senhor e esta verdade-esperança da nossa ressurreição. Queremos nos alegrar com estas verdades entrelaçadas, ambas jorrando vida. A Páscoa é a festa da vida. A seqüência da Missa de hoje nos diz poeticamente que a morte duelou com a vida na pessoa de Jesus; o Senhor da vida estava morto, mas ressuscitou, vivo e triunfante, como rei vitorioso. Está presente em nosso meio! E conosco caminhará até a eternidade!

Alegremos-nos pois, O Cristo que leva aos céus, caminha à frente dos seus! Ressuscitou, de verdade! A alegria deve ser a nota principal da sinfonia deste dia em que passou da morte para a vida, trilhando todos os caminhos do Ressuscitado. A alegria que é amor e fraternidade pelos mais necessitados, justamente aqueles aos quais Jesus deu a sua vida. O Cristo vitorioso do pecado e da morte anuncia a vida plena. POR ISSO QUEREMOS VER JESUS CAMINHO VERDADE E VIDA. O Significado desta festa é o amor. Amor verdadeiro como fonte de vida que passa pela cruz da renúncia de si mesmo. Onde há amor e a caridade Deus está. Assim, celebremos pois, as coisas do Alto, a vida plena, sendo testemunhas do Senhor Ressuscitado, porque O SENHOR ESTEJA CONVOSCO: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!
A
leluia! Cristo Ressuscitou Verdadeiramente Aleluia!

Fonte: Padre Wagner Augusto Portugal.

Um comentário:

  1. Estimado Irmão! Tudo indica que o Sr. é o Pe. Manoel Silva Filho. Aqui quem escreve é alguém que continua sendo seu amigo mesmo à distância, o Eugênio (Claudenei Eugênio Ribeiro), que um dia morou em Nova Esperança. Gostaria de falar com o Amigo e Irmão. Me envie um contato, por favor. Meu e-mail é: superius@terra.com.br
    Em Cristo
    http://eugeniochristi.blogspot.com/

    ResponderExcluir