sexta-feira, 22 de abril de 2011

Eucaristia crismal: celebrar a alegria pelo dom do sacerdócio

O arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, considera que a Eucaristia crismal é a celebração da “alegria pelo dom do sacerdócio que nos une a Cristo”.

Na homilia da Missa da manhã desta Quinta-feira Santa, na Sé de Braga, o arcebispo falou do sacerdócio na perspectiva “de sermos ‘Casa’ da Boa Nova”.

“Trata-se duma experiência intimamente pessoal de acolher não apenas uma notícia mas um acontecimento que experimentamos como algo de Bom e de Belo a realizar na vida.”

“Acolher a Boa Nova para a anunciar supõe que a acolhamos primeiramente em nós com toda a seriedade. Quanto mais nos entregarmos à intimidade com Deus mais fortes seremos no anúncio credível do Senhor Ressuscitado”, disse.

O arcebispo destacou três aspetos da leitura evangélica. “Jesus subiu ao monte e chamou os que desejava escolher” (Mc 3, 13). “O Mestre está diariamente conosco. Só a Ele teremos de seguir”, disse.

“Cristo não chama os discípulos por causa do seu estatuto nem muito menos para exercerem uma profissão. Deixar-se tocar pelo seu coração que nos cativou e seduziu afasta qualquer tipo de motivação pervertida daquilo que é o sacerdócio em Cristo.”

Em segundo lugar, citou: “Jesus chamou-os para que ficassem com Ele” (Mc 3, 13-14). “Tudo se orienta para esta experiência de comunhão que quer estar com Ele para O ouvir, compreender, saborear e reconhecer as maravilhas do seu amor. Como vivemos esta Boa Nova de estar com Ele? Como está a nossa comunhão presbiteral?”

Dom Jorge Ortiga citou ainda: “Para os enviar a pregar” (Mc 3,14). Segundo o arcebispo, “é uma ordem que projeta a missão para os mais variados setores da vida humana. Trata-se da razão de ser da nossa entrega e obriga a retificar atitudes que, porventura, possam afastar-nos desta missão. Ter-se-á a rotina apoderado de nós? Seremos instalados em hábitos repetitivos e pouco entusiasmantes?”

“Ser Casa da Boa Nova – chamar (seguir), estar, partir – é um itinerário que supõe atitudes muito concretas”, disse.

--- --- ---

Na internet: http://www.diocese-braga.pt/

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário