quinta-feira, 14 de abril de 2011

Catedral de Santiago de Compostela cumpre 800 anos

- A catedral de Compostela (Espanha), que abriga o túmulo do Apóstolo São Tiago, este ano comemora seu oitavo centenário.

Nesta ocasião, o arcebispo de Santiago, Dom Julián Barrio, escreveu uma longa carta a seus fiéis, na qual fala sobre o significado deste templo, a terceira meta de peregrinação do mundo cristão, depois de Jerusalém e Roma.

A catedral de Santiago foi consagrada em 4 de abril de 1211, por Dom Pedro Muñiz, após mais de 100 anos de trabalhos. Ela fica no local onde se descobriu o túmulo do Apóstolo São Tiago no início do século IX, e substituiu o templo anterior, pequeno demais para acomodar os milhares de peregrinos que o visitavam a cada ano, de toda a Europa.

"Pude comprovar que, para quem contempla a nossa catedral, a pergunta recorrente é: ‘De onde saiu tanta beleza?' - diz em sua carta de Dom Julián Barrio. Aqui, a humanidade dá o melhor de si, porque se preocupa com seu Pai Deus e seus irmãos."

"Em uma de suas catequeses, o Papa Bento XVI sublinha dois elementos da arte românica e gótica que devemos considerar pastoralmente na compreensão do seu significado: ter em conta a alma religiosa que inspirou essas obras; valorizar a força do estilo românico e a grandeza das catedrais góticas nos lembra que o caminho da beleza é uma senda fascinante e privilegiada para aproximar-se do mistério de Deus."

Recordando a estupefação do escritor francês Paul Claudel, ao contemplar a catedral de Notre-Dame de Paris, o prelado explicou que a catedral de Compostela "controla completamente e testemunha, em sua eloquência silenciosa, o poder do simbolismo, pois ela é em si mesma um símbolo e é assim que recordamos toda catedral que domina uma cidade".

"É um símbolo da vida religiosa, cultural e social, e assim se comprova na nossa catedral: sua cidade nasceu olhando para ela - acrescenta. Sua silhueta nos identifica, inspira e atrai. Admiramos não só a sua grandeza, sua antiguidade, captando os ecos da história e extasiando-nos pela sua beleza, mas também pelo seu misterioso encanto e simbolismo, que é necessário interpretar."

"Podemos considerar nossa catedral como uma mestra, quando explica a fé por meio do Pórtico da Glória; como uma hospitaleira, quando acolhe o peregrino cansado pelos encargos e as incertezas da vida; e como a guardiã que vela junto ao túmulo do Apóstolo São Tiago."

Por isso, acrescenta, um objetivo permanente é "cuidar da sua estrutura arquitetônica e do seu conjunto artístico, para transmitir, nas melhores condições possíveis, àqueles que virão depois de nós".

O bispo compostelano conclui sua carta desejando, nas palavras do Papa Bento XVI, "que o Senhor nos ajude a redescobrir o caminho da beleza como um dos itinerários, talvez o mais atraente e fascinante, para sentir o amor de Deus e para amar a Deus".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário