sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bento XVI: que bispos sejam “ministros de unidade”

Dirigindo-se aos bispos da Igreja Sírio-Malabar da Índia, a quem recebeu em audiência por ocasião de sua visita ‘ad limina apostolorum', o Papa Bento XVI sublinhou um aspecto particular do ministério do bispo: ser "ministro de unidade".

Todo bispo, explicou, "é chamado a ser ministro de unidade na sua Igreja particular e dentro da Igreja universal".

"Esta responsabilidade é especialmente importante num país como a Índia, onde a unidade da Igreja se reflete na diversidade de seus ritos e tradições", disse ele.

Por isso, exortou os bispos a "fazer tudo o que possais para promover a comunhão entre vós e com todos os bispos católicos do mundo inteiro, e a ser uma expressão viva da comunhão entre os seus sacerdotes e fiéis".

Matrimônio e família

O Papa prosseguiu observando que, "neste mistério de amorosa comunhão, uma expressão privilegiada da comunhão nesta vida divina é o matrimônio sacramental e a vida familiar".

"As mudanças rápidas e dramáticas que fazem parte da sociedade contemporânea em todo o mundo trazem consigo não só sérios desafios, mas também novas possibilidades de proclamar a verdade libertadora da mensagem do Evangelho para transformar e elevar todas as relações humanas", indicou.

Neste contexto, o apoio dos bispos, dos sacerdotes e das comunidades "para a educação sólida e integral dos jovens nos caminhos da castidade e da responsabilidade, não só lhes permitirá abraçar a verdadeira natureza do matrimônio, mas também beneficiará a cultura indiana em seu conjunto".

"Que suas famílias dirijam seu olhar ao Senhor e à sua Palavra de salvação para ter uma visão verdadeiramente positiva da vida e das relações conjugais, tão necessária para o bem de toda a família humana - pediu aos bispos. Que a vossa pregação e catequese neste âmbito sejam pacientes e constantes."

Religiosos e formação

O Papa recordou que, no centro de muitas obras de educação e de caridade realizadas nas eparquias dos bispos, há comunidades de religiosos e religiosas que se dedicam a servir a Deus e ao próximo.

Expressando a consideração da Igreja "pela caridade, fé e duro trabalho" que desenvolvem e pelo seu "exemplo de completa devoção ao Divino Mestre, contribuindo significativamente para oferecer aos fiéis toda boa obra", o Bispo de Roma recordou que "a vocação à vida religiosa e o objetivo da caridade perfeita" devem ser alimentados por "uma renovação constante do espírito, que deve ser incentivada por seus superiores, que dedicam muita atenção à formação humana, intelectual e espiritual dos seus companheiros religiosos".

"A Igreja insiste em que a preparação religiosa para a profissão deve ser marcada por um longo e cuidadoso discernimento, a fim de garantir, antes de fazer os votos finais, que cada candidato esteja firmemente enraizado em Cristo, firme em sua capacidade de um compromisso genuíno e repleto de alegria no dom de si a Jesus Cristo e à sua Igreja."

Por sua própria natureza, acrescentou, a formação "não termina nunca, mas continua e deve ser parte integrante da vida cotidiana de cada um e da comunidade".

Portanto, instou a promover "a prática profunda da oração, as tradições litúrgicas e espirituais do rito sírio-malabar e as exigências intelectuais de uma prática pastoral sólida".

O Papa recordou o cardeal Varkey Vithayathil, que morreu na semana passada (cf. Zenit, 1º de abril de 2011) e cujo funeral foi realizado no domingo.

"Agradeço a Deus por seu capaz e disponível serviço, durante muitos anos, a toda a Igreja da Índia", declarou.

Ano Missionário

"Hoje, Pedro se encontra com Tomé," disse em sua saudação ao Papa o bispo Bosco Puthur, referindo-se ao fato de que a Igreja Sírio-Malabar, segundo a tradição, foi fundada pelo apóstolo Tomé.

Esta igreja tem mais de 3,7 milhões de fiéis no mundo inteiro, principalmente no estado de Kerala e nas principais cidades da Índia, refere ‘L'Osservatore Romano'.

É organizada em 29 eparquias, das quais cinco são arquieparquias. Dezoito delas estão no âmbito do ‘territorium proprium', onze fora dele. Os sacerdotes da eparquia são 3.987, os religiosos 3.133, os consagrados 745 e as religiosas, 32.855.

Em memória da primeira atividade missionária organizada em Chanda, a Igreja Sírio-Malabar declarou o período de 15 de agosto de 2011 a 15 de agosto de 2012 como Ano Missionário, "com a esperança - declarou Dom Puthur - de reavivar a consciência missionária na base da nossa Igreja e de promover as vocações missionárias".

A Igreja Sírio-Malabar, acrescentou, está "repleta de entusiasmo, abençoada por muitas vocações ao sacerdócio e à vida religiosa".

"Apesar de ser uma minúscula minoria na Índia, conseguimos ter um impacto considerável na vida social do país."

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário