terça-feira, 12 de abril de 2011

João Paulo II, missionário contemplativo, diz Bento XVI

João Paulo II não foi só um missionário, segundo afirma Bento XVI. Seu zelo apostólico explica-se graças à oração, acrescenta seu sucessor e próximo colaborador durante mais de duas décadas.

O Papa traçou um breve e pessoal perfil de Karol Wojtyla ao participar da exibição do documentário “Peregrino vestido de branco” (http://www.jp2szukalemwas.pl), dirigido pelo diretor polonês Jarosław Szmidt, considerado uma das maiores produções da história dos documentários poloneses.

Na exibição, o bispo de Roma sublinhou “os dois pilares” da vida e ministério do futuro beato: “a oração e o zelo missionário”.

“João Paulo II foi um grande contemplativo e um grande apóstolo de Cristo. Deus o escolheu para a sede de Pedro e o preservou durante anos para introduzir a Igreja no terceiro milênio”, afirmou, em referência a palavras que o cardeal Stefan Wyszyński, primaz da Polônia, que, no momento da eleição do pontífice polonês, disse-lhe: ‘A te far entrare la Chiesa nel Terzo Millennio’.

“Com seu exemplo, guiou-nos nesta peregrinação, e agora segue nos acompanhando do céu”, afirmou Bento XVI, que recordou as palavras dirigidas na homilia do funeral de João Paulo II.

Naquele 8 de abril de 2005, o cardeal Joseph Ratzinger disse: "Nenhum de nós poderá esquecer que no último domingo de Páscoa de sua vida, o Santo Padre, marcado pelo sofrimento, foi até a janela do Palácio Apostólico Vaticano e deu a bênção ‘Urbi et Orbi’ pela última vez. Podemos estar seguros de que nosso amado Papa está agora na janela da casa do Pai, nos vê e abençoa. Sim, abençoe-nos, Santo Padre”.

“Peregrino vestido de branco” é uma produção que durou quase 4 anos, realizada em 12 países de 4 continentes. Mais de 50 pessoas foram entrevistadas.

Monsenhor Slawomir Oder, postulador da causa de beatificação de João Paulo II, disse que o documentário é “uma ilustração do que surgiu no processo de beatificação”.

Mais informação sobre o documentário em: http://www.h2onews.org/espanol/66-santa-sede/224448107-nuevo-documental-sobre-juan-pablo-ii.html

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário