segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um Deus e três religiões monoteístas: a Comissão Teológica Internacional responderá

Se só existe um Deus, como se explicam as três religiões monoteístas? Quais as relações entre judeus, muçulmanos e monoteístas com relação a isso? A sessão plenária da Comissão Teológica Internacional vai tentar responder a essas perguntas.
A Comissão, cuja função é ajudar a Santa Sé e especialmente a Congregação para a Doutrina da Fé a examinar questões doutrinais importantes, discutirá, de 29 de novembro a 3 de dezembro, no Vaticano, a questão dos princípios, sentido e método da Teologia além da integração da doutrina social da Igreja no contexto da doutrina cirstã.
A sessão será presidida pelo cardeal William Joseph Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Os resultados dos estudos da Comissão são apresentados ao Papa e entregues para sua oportuna utilização à Congregação para a Doutrina da Fé. Em geral, são publicados posteriormente para o conhecimento da opinião pública.
A Comissão está composta de teólogos de diferentes escolas e nações, eminentes por sua ciência e fidelidade ao Magistério da Igreja. Os membros – em número não superior a 30 – são nomeados pelo Santo Padre sob proposta do prefeito da Congregação e após consulta com as conferências episcopais.
A Comissão surgiu quando Paulo VI acolheu a proposta da primeira assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, em 11 de abril de 1969.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário