quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Papa expressa “profunda amargura” com ordenação na China

Bento XVI expressou sua amargura ao receber a notícia da ordenação episcopal ilícita do padre Joseph Guo Jincai, na China. A Santa Sé está investigando a participação forçada de prelados na cerimônia.
O Papa acolheu a notícia da cerimônia realizada no sábado passado com “profunda amargura, pois tal ordenação foi conferida sem o mandato apostólico e, por isso, representa uma dolorosa ferida à comunhão eclesial e uma grave violação da disciplina católica”, afirma hoje o Vaticano em comunicado.
A nota da Santa Sé afirma que nos últimos dias houve pressões e restrições à liberdade de diversos bispos, para obrigá-los a participar da ordenação, fato considerado “uma grave violação da liberdade de religião e de consciência”.
Segundo o Vaticano, isso repercute dolorosamente, em primeiro lugar, sobre Joseph Guo Jincai que, por causa desta ordenação episcopal, encontra-se “em uma gravíssima condição canônica”.
A ordenação, de acordo com o Vaticano, “humilha” os católicos de Chengde, porque as autoridades civis chinesas querem impor-lhes um pastor que não está em plena comunhão nem com o Santo Padre nem com os demais bispos do mundo.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário