terça-feira, 23 de novembro de 2010

Reino Unido: ano da educação católica em resposta à visita papal

Os bispos da Inglaterra e Gales comemoração um "Ano da educação católica" como resposta à visita que Bento XVI realizou ao Reino Unido de 16 a 19 de setembro.
O anúncio foi feito pelo presidente da Conferência dos Bispos Católicos de Inglaterra e Gales, o arcebispo Vincent Nichols, na última sexta-feira, em coletiva de imprensa.
"O que faremos no 'Ano da educação católica' é comemorar os 150 anos de cooperação com o governo para proporcionar uma educação excelente", explicou.
Por meio de um comunicado divulgado após sua última reunião, o episcopado da Inglaterra e Gales destacou: "Valorizamos as conquistas das nossas escolas e institutos e compartilhamos seu compromisso pela constante busca da excelência" e "vamos comemorar isso com o 'Ano da educação católica'".
Os bispos refletiram juntos sobre a recente visita papal e agradeceram ao Pontífice "pela sua ênfase no imenso valor da educação católica" e "por tudo o que disse e fez".
Mensagens do Papa
Para os bispos, "foi central na mensagem do Papa Bento a insistência em que a religião tem uma função central a desempenhar na nossa sociedade e que todas as pessoas de fé têm uma contribuição importante e necessária a oferecer para o bem comum".
"Também fazemos nossas e difundimos as expressões do Santo Padre de vergonha, dor e pedido de perdão com relação ao imenso sofrimento causado pelo abuso de menores, especialmente na Igreja e por seus ministros."
Os bispos agradeceram o tempo que o Papa dedicou a encontrar-se com as vítimas dos abusos e recordaram que, "por meio da nossa Comissão Nacional Católica para a Proteção, estamos trabalhando com os sobreviventes para criar um 'caminho do cuidado', para dirigir a Igreja nesta tarefa".
Em sua reunião, os bispos refletiram também sobre a situação dos sacerdotes, "que vêm sofrendo a crítica pública e o desprezo", e lhes agradeceram por sua perseverança.
"Uma nova confiança"
"Esta visita nos deu uma nova confiança - afirmam. Também nos ajudou a dar um novo impulso à nossa identidade como católicos, tanto experimentada por nós mesmos como vista pelos demais."
"Desejamos fortalecer esta identidade, que se arraiga no dom da fé e que é fonte de tanta generosidade."
Outra das coisas pelas quais agradeceram ao Papa foi por "incentivar-nos a continuar trabalhando pela plena unidade visível da Igreja, enquanto nos preparamos para o estabelecimento de um ordinariato".
"Estamos felizes por reconhecer o convite do Santo Padre, que afirma que existimos 'para proclamar o Evangelho de novo em um ambiente muito secularizado'" e "renovamos nossa dedicação e nossa missão profética, destacando as necessidades dos pobres e dos menos favorecidos do mundo", declararam.
Também agradeceram ao Papa "por dar-nos o Beato John Henry Newman como modelo especial de discípulo fiel para o Reino Unido".
Agradecimentos
Por outro lado, agradeceram a Deus por esses dias, que foram para tantas pessoas "dias de alegria, de comemoração e de expressão pública de fé em Deus, especialmente da fé cristã".
Agradeceram à Rainha, "pelo convite feito a Sua Santidade e pelas gentis e pessoais boas-vindas que lhe deu".
Finalmente, "a todos os que ajudaram a que a visita apostólica se realizasse sem problemas", entre eles, as autoridades governamentais e locais, os corpos de segurança, o representante do primeiro-ministro para a organização da visita, Lord Chris Patten, e os membros da comunidade católica que trabalharam na organização.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário