sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fiéis de Carpineto Romano e da República Checa visitam Papa no Vaticano

Um numeroso grupo de fiéis de Carpineto Romano e da República Checa estiveram presentes ontem na Praça de São Pedro. Os peregrinos quiseram devolver a visita que o Papa Bento XVI lhes fez.
O Papa dirigiu-lhes uma saudação antes da tradicional audiência das quartas-feiras.
Bento XVI renovou sua gratidão aos fiéis de Carpineto Romano, a pequena cidade natal do papa Leão XIII que o pontífice visitou no último dia 5 de setembro. O Papa agradeceu os peregrinos, acompanhados por seu bispo Dom Lorenzo Loppa, “pela calorosa acolhida” e desejou que “a lembrança daquela visita, cheia de significado eclesial e espiritual, reavive em cada um o desejo de aprofundar cada vez mais a vida de fé”.
O pontífice convidou os fiéis de Carpineto a continuar segundo os ensinamentos de Leão XIII, seu “ilustre concidadão”, “cuja valente ação pastoral suscitou uma renovação providencial do compromisso dos católicos na sociedade”.
“Não se cansem de confiar-se a Cristo e de anunciá-lo com sua própria vida, em família e em cada ambiente. Isto é o que os homens, ainda hoje, esperam da Igreja”, disse.
Depois, dirigindo-se aos peregrinos checos, lhes assegurou que conserva “uma querida e grata lembrança daquela agradável viagem a seu belo país”, aludindo à visita que realizou à República Checa de 26 a 28 de setembro de 2009.
Bento XVI afirmou que voltou impressionado não somente com os católicos, mas também com aqueles que, mesmo estando afastados da Igreja, manifestaram uma atenta consideração a sua pessoa e estão em busca de valores humanos espirituais autênticos.
“Rezo para que o Senhor torne frutíferas as graças daquela viagem e desejo que o povo cristão da República Checa prossiga, com ardor renovado, dando um valente testemunho evangélico por todos os lugares”.
Estavam presentes na basílica perto de 1.500 checos, entre eles o cardeal Miloslav Vlk, arcebispo emérito de Praga; todos os bispos checos, e o cardeal Giovanni Coppa, que durante muito tempo foi núncio apostólico na República Checa.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário