sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Em busca de uma visão latino-americana da pastoral dos migrantes

Representantes de 19 países americanos tentam “chegar a uma visão latino-americana da pastoral das migrações, no Encontro Continental Latino-americano da Pastoral das Migrações, que se celebra em Bogotá, Colômbia, de 17 a 20 de novembro.
O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, o arcebispo Antonio Maria Vegliò, durante o discurso de boas-vindas aos participantes do encontro.
No encontro, que tem como tema “Por uma melhor pastoral das migrações econômicas e forçadas na América latina e no Caribe”, os participantes (entre eles oito bispos) identificarão as estratégias para que a pastoral responda melhor às exigências dos trabalhadores migrantes e das pessoas obrigadas a deixar seus países de origem.
O evento é organizado em colaboração com a seção para a Mobilidade Humana do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). Além do tema principal, discorrerão sobre os tipos de migrantes no continente, a dignidade e os direitos dos migrantes, racismo, discriminação e possibilidades de integração e diálogo para o bem comum.
“Escutaremos suas experiências em oferecer respostas pastorais adequadas e tentaremos descobrir como melhorar sua eficácia”, explicou Dom Veglió na abertura do encontro.
O prelado destacou que o encontro irá examinar a eficácia da colaboração entre as Igrejas do norte e do sul do continente, “entre as conferências episcopais e as dioceses de origem e de destino dos migrantes e entre os migrantes e as comunidades locais”.
A discussão se fará à luz do Magistério da Igreja, especialmente da Instrução Erga migrantes caritas Christi, o último de uma série de documentos que a Igreja oferece para servir de guia a esta pastoral específica.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário