quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ataque à catedral iraquiana é um pesadelo, afirma Dom Chullikatt

O ataque à catedral siro-católica de Bagdá foi "o pior pesadelo possível" e "ainda não acabou".
Assim afirmou o observador permanente da Santa Sé na ONU, o arcebispo Francis Chullikatt, na noite do dia 11 de novembro, na igreja da Sagrada Família de Nova York, a uma rua da sede das Nações Unidas, durante uma vigília de oração pelas vítimas do ataque de 31 de outubro.
A Missão da Santa Sé, em colaboração com a diocese siro-católica de Nossa Senhora da Salvação e a arquidiocese de Nova York, organizaram este encontro pelas 58 vítimas mortais do ataque e pelos mais de 100 feridos.
Também esteve presente o bispo siro-católico para os Estados Unidos e Canadá, Dom Yousif Habash.
Dom Chullikatt foi núncio no Iraque e na Jordânia durante os últimos 4 anos, até que chegou a Nova York, há 2 meses, para desempenhar seu novo cargo na ONU.
Sua antiga residência de Bagdá se encontra perto da catedral e ele conhecia os sacerdotes que foram assassinados - Pe. Thaer Abdal e Pe. Wassim Al-Qas Boutrus -, assim como outras vítimas do atentado.
Em seu discurso de abertura, lamentou que algumas famílias que perderam seus entes queridos nesse dia tenham sofrido novos ataques em seus lares. Para o prelado, "a situação é intolerável".
"Todos nós nos entristecemos ao ouvir falar de lugares de culto que são atacados - afirmou. Estes atos atrozes nos indignam especialmente quando perpetrados para erradicar uma religião de um lugar concreto da criação de Deus, quando nossos irmãos e irmãs são assassinados precisamente por sua fé. Esta nunca será uma maneira de difundir a fé em Deus."
E concluiu com uma intensa petição pela paz e pela reconciliação: "Amai vossos inimigos. Orai pelos que vos perseguem".
O arcebispo destacou que não são somente os falecidos e suas famílias que precisam de oração, mas também os que estão reunidos precisam rezar "para que a amargura não cresça em nossos corações e para podermos oferecer nosso grão de areia na construção de um mundo que valoriza e promove a reconciliação, a harmonia, o amor e a paz entre os povos, nações e religiões".

No programa da vigília de oração, os nomes de todos os mártires foram publicados dessa maneira:

Padre Thaer AbdalPadre Wassim Al-Qas BoutrusGeorge Ayoub ToubaiasNabil EliasSahem AdnanaThaer Kamel con su esposa Nada y su hijo OmarNada Hamis StefanOmar OusiAziz AlmyziYounan Georgis Alsaour con su hijo, su nuera y su nietaJohn YounanRita Matti Georgis ZoraSandro John YounanMaha Naseef Bino y sus dos hijos Wisam y SalamSalam AdeebWisam AdeebFayez Waedallah QzaziAudai Zhair Marzeina ArabAdam Audai Zhair ArabBehnam Mansour Paulus MamikaAyoub Adnan Ayoub BerjoSabah Matti HamaiSaed Edward AlsaatiFares Najeeb Philip AnawiVivine Naser MaroNazir Abdulahad AnaiFadi BehoudaMazen Fadil Salim Elias MahroukAbdalla HaddadWamek HaddadRaghdaWafi BisharaNizar Jamil MatloubNoel Nizar Jamil MatloubBassam Jamil Al-KhouriAdnan Jamil Al-KhouriBahnam MikhaeilSalah Georgis AbdelAhad QaqoChristine Nabil Toubaia KatnawiRaed Saadallah AbdalFadi Samir Habib AmsoAthil Nageeb AboudiNizar Hazem Al SayeghSouheila Johnny

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário