terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bispos mexicanos se reúnem para falar da Missão Continental

Com a assistência de 130 bispos, teve início na semana passada a 90ª Assembleia Plenária da Conferência do Episcopado Mexicano. A Assembleia conta com a presença do núncio apostólico, Dom Christophe Pierre, e se prevê a visita do presidente do México, Felipe Calderón Hinojosa.
De acordo com a agenda da CEM, durante a semana, os bispos mexicanos irão "revisar, discernir e impulsionar o compromisso da Missão Continental Permanente surgida em Aparecida, Brasil, cujo objetivo é levar as pessoas a um verdadeiro encontro com Cristo. Isso implica em novas estratégias pastorais".
No contexto das dificuldades que o país asteca vive, os bispos mexicanos vão retomar a exortação pastoral "Que em Cristo, nossa Paz, o México tenha vida digna". É uma tarefa muito importante, "devido ao crescente fenômeno da violência que percebemos como realidade complexa e que nos mostra três grandes e graves crises: de legalidade, de enfraquecimento do tecido social e uma crise de valores, no entorno social, cultural, político e econômico".
De acordo com o comunicado de imprensa divulgado na terça-feira, os bispos mexicanos consideram que "a sociedade está debilitada no campo político, na convivência cotidiana e na dimensão ética, gerando uma progressiva crise cultural e social cujas manifestações são a violência, a corrupção, a dificuldade para a administração da justiça e a lentidão para colocar em prática reformas válidas e de fundo".
O comunicado de imprensa foi assinado pelo presidente e pelo vice-presidente da CEM, Dom Carlos Aguiar Retes e Dom Victor Rodríguez Gómez, respectivamente, e faz menção ao Documento de Aparecida.
Como parte da Missão Continental, a Igreja no México se compromete a responder "ao enorme desafio que é passar de uma pastoral de mera conservação a uma pastoral decididamente missionária, o que também nos exige uma mudança de mentalidade e de atitude na promoção da renovação da paróquia, para que seja escola e casa de comunhão".
Finalmente, os bispos do México concordam em apontar como um firme compromisso "proporcionar a formação necessária e autêntica aos fiéis católicos e a todos os homens de boa vontade, para que o encontro pessoal com Cristo, com sua Palavra e obra, promovam ativamente em todas as comunidades do território nacional a fé, a verdade, a reconciliação e a paz".
"Isso só é possível - conclui o comunicado da CEM - se os bispos do México olharem para o futuro com esperança, promovendo em todo momento a reconstrução do tecido social, da justiça e equidade nacional, para fazer da pátria a casa comum para todos os mexicanos, construindo a civilização do amor".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário