sábado, 27 de novembro de 2010

Igreja na Colômbia atende vítimas das tempestades

Bento XVI enviou, no último domingo, uma mensagem aos danificados pelas chuvas na Colômbia. Ele assegurou sentir-se “próximo aos afetados” desejando que “os apelos à solidariedade sejam escutados”. O Papa declarou-se unido aos que “vivem horas de tribulação e angústia” e uniu-se aos que rezam pelas vítimas.
A Igreja da Colômbia colabora com outros organismos nacionais e internacionais para chegar a regiões de difícil acesso que foram atingidas pelos temporais.
As chuvas torrenciais registradas no país desde os inícios de 2010 são conseqüência do fenômeno “La Niña” (esfriamento das águas do Pacífico) e deixaram 136 mortos e mais de 1 milhão de afetados até quarta-feira. O alerta amarelo em Bogotá é a última consequência da pior temporada de chuvas no país sul-americano nas últimas três décadas.
Uma das regiões mais afetadas é Sucre, onde 250.000 habitantes foram atingidos pelas inundações. O pároco de Sucre, Eduardo Arce, que celebrou a Eucaristia num altar improvisado num refeitório comunitário, declarou que só lhes resta pedir ajuda diretamente ao presidente Juan Manuel Santos para sair da terrível situação.
O temporal afetou mais de 500 municípios, em 28 estados. A região de Caribe foi a mais atingida, registrando a maioria dos danificados em Bolívar, Magdalena, Córdoba e Sucre. Nos últimos dias, as chuvas causaram estragos nos Estados de Chocó, Antioquia e Cundinamarca, com mais de dez mil afetados.
Cáritas Colombiana (CC), integrada no Secretariado Nacional de Pastoral Social (SNPS) da Igreja na Colômbia, há tempos advertia sobre a chegada da temporada de chuvas e da necessidade de colocar em marcha serviços de emergência. As previsões foram superadas pelo fenómeno “La Niña” de 2010, cujos efeitos se estenderão a 2011.
Relatório da Igreja na Colômbia observa que o total das famílias afetadas é de mais de 300 mil, o que se traduz em mais de 1,6 milhão de pessoas: são mais de duas mil casas destruídas; cerca de duzentas mil danificadas, mais de trezentas estradas afetadas e mais de 67 mil hectares inundados.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário