quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Santuários latino-americanos: manifestação de Deus na própria cultura



Encontro continental em Quito de reitores de santuários religiosos

Os santuários religiosos na América Latina representam "um lugar onde se pode experimentar o que a Igreja é verdadeiramente", explica Dom Marco Antonio Órdenes, bispo de Iquique (Chile), responsável da Seção Piedade Popular e Santuários do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).O prelado fez sua reflexão aos microfones de Rádio Vaticano no contexto do encontro "Piedade Popular no documento de Aparecida; missão continental nos santuários e a partir dos santuários" que se realiza na cidade de Quito, de 7 a 11 de setembro.
Durante quatro dias, os responsáveis dos principais santuários deste continente, assim como vários bispos das dioceses às quais pertencem estes lugares de peregrinação, puderam compartilhar, analisar e refletir o trabalho pastoral com a piedade popular.
Segundo Dom Órdenes, esta expressão de fé "gera identidade, gera um modo de viver esta dinâmica de ser discípulos e missionários no continente". Afirmou que uma de suas principais riquezas é "a identidade própria que faz que possa entrar o Evangelho no coração de nossas culturas".
"A pergunta para um santuário é como se anuncia ali a alegria do Evangelho e de viver com Cristo", assegura o bispo.
"O anunciamos através da liturgia, da acolhida, através de manifestar uma Igreja que está gozosa de experimentar Jesus e que nos permite descobrir a intimidade com Cristo, a fraternidade e a comunhão", respondeu.
"Os santuários são as grandes casas de Deus", disse o prelado. "Permitem analisar não somente religioso mas também o social porque passam todos os estratos sociais".
E assinalou como nestes lugares "podem-se perceber quais são as grandes inquietudes do coração e passam muitíssimos que provavelmente durante todo o ano têm um contato mínimo com as estruturas pastorais, com a organização mais comum da Igreja, inclusive com a eucaristia dominical".
Desta maneira, bispos e reitores destes santuários estão refletindo sobre a religiosidade popular na América Latina, a qual "reflete uma sede de Deus que somente os pobres e simples podem conhecer", segundo assinala o documento da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho.
"Nos santuários, muitos peregrinos tomam decisões que marcam suas vidas. Essas paredes contêm muitas histórias de conversão, de perdão e de dons recebidos, que milhões poderiam contar", dizem as conclusões de Aparecida.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário