quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cardeal Bertone: Igreja precisa de bispos santos e críveis



Indicações aos bispos ordenados no último ano

A Igreja precisa de bispos santos e críveis, explicou o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado vaticano, ao celebrar a Eucaristia com os bispos ordenados no último ano, nesta terça-feira.
Dessa forma, o purpurado italiano inaugurou o congresso-peregrinação promovido, como todos os anos, pela Congregação para os Bispos no ateneu pontifício Regina Apostolorum de Roma.
O cardeal deixou aos bispos que agora começam seu ministério este programa de vida: "O povo cristão precisa ver testemunhas críveis e ser guiado por pastores santos", que contagiem "com o amor de Deus todos os que foram confiados à sua responsabilidade".
O secretário de Estado, na homilia, recolhida pelo L'Osservatore Romano, transmitiu aos bispos presentes "a saudação e o alento de Bento XVI".
Depois, recordou algumas das passagens da homilia que o próprio Papa pronunciou ao ordenar, no sábado passado, cinco bispos, na qual destacou como virtudes próprias a fidelidade, a prudência e a bondade.
No que se refere à fidelidade, em particular, indicou que "a Igreja não é nossa, mas sua Igreja, a Igreja de Deus". Isso significa, portanto, não buscar o próprio poder ou prestígio, como quando se trabalha para si mesmo e não para a comunidade.
Ao falar da prudência, recordou que o Papa esclareceu que esta não significa astúcia, mas compromisso com a verdade, "que, graças à prudência, converte-se no critério da nossa ação".
Comentando a virtude da bondade, confirmou que significa "cultivar uma orientação profunda a Deus, o único que é bom, e mais ainda, o Bem por excelência".
O cardeal desejou aos novos bispos que sejam "santos como foi o Cura de Ars, isto é, vivendo vosso ministério segundo o coração de Cristo e o coração maternal de Maria".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário