sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Papa pede a ortodoxos e católicos que aprofundem em Santo Agostinho



“Construí juntos a Cidade de Deus, onde seus filhos possam viver em paz e caridade”

Bento XVI pediu aos especialistas católicos e ortodoxos – que se reúnem a partir de hoje em Roma, no 11º Simpósio Inter-cristão – que aprofundem no pensamento de Santo Agostinho, para encontrar nele pontos de união entre o Oriente e o Ocidente.
Assim afirmou em uma mensagem dirigida aos participantes, através do cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
Este simpósio é promovido pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Antonianum e pela Faculdade Teológica Ortodoxa Aristóteles, de Tessalônica. O tema deste ano é “Santo Agostinho na tradição ocidental e oriental”.
“O santo de Hipona, um grande Padre da Igreja latina, reveste, de fato, uma importância fundamental para a teologia e para a própria cultura do Ocidente, enquanto a recepção do seu pensamento na teologia ortodoxa se revelou como problemática”, reconhece o Papa.
Neste sentido, o pontífice afirma que é necessário “conhecer com objetividade histórica e cordialidade fraterna as riquezas doutrinais e espirituais que formam o patrimônio do Oriente e do Ocidente cristãos”, não somente “para valorizá-las, mas também para promover um melhor apreço recíproco”.
O Papa mostra também sua satisfação por que a edição deste ano seja realizada em Roma, “cidade que oferece a todos os cristãos testemunhos indeléveis de história, arqueologia, iconografia, hagiografia e espiritualidade. Forte estímulo para avançar rumo à comunhão plena e sobretudo na memória dos apóstolos Pedro e Paulo”.
O bispo de Roma deseja que o simpósio seja “frutífero para descobrir convergências doutrinais e espirituais úteis para construirmos juntos a Cidade de Deus, onde seus filhos possam viver na paz e na caridade fraterna, fundadas sobre a verdade da fé comum”.

Fonte Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário