segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Começa com grande velocidade preparação para Sínodo do Oriente Médio 2010



Anunciado pelo Papa neste sábado

Já começou a ser preparado o Sínodo para o Oriente Médio, que acontecerá de 10 a 24 de outubro de 2010, após o anúncio de Bento XVI neste sábado.
O pontífice lançou esta nova iniciativa durante um encontro com os patriarcas e os arcebispos orientais, que se desenvolveu em Castel Gandolfo.
O tema da assembleia especial dos bispos, segundo revelou o Papa, será “A Igreja Católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho. ‘A multidão dos que haviam acreditado era um só coração e uma só alma’ (atos 4, 32)”.
O próprio Bento XVI, ao explicar os motivos desta decisão, reconheceu que “falando de paz, o pensamento se dirige, em primeiro lugar, às regiões do Oriente Médio”.
Nesta segunda-feira, o conselho pré-sinodal já se reunirá pela primeira vez, na sede da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, na romana Via da Conciliação, para começar sua preparação, segundo revelou o arcebispo Nikola Eterovic.
O secretário-geral do Sínodo dos Bispos revelou ao L’Osservatore Romano, jornal da Santa Sé, que serão dois dias de trabalho para colocar em movimento a “máquina organizativa”, que terá de funcionar muito rápido, pois o anúncio do Papa chegou com menos antecipação do que de costume.
Na reunião, participarão os cardeais da cúria romana Ivan Dias, Walter Kasper, Jean-Louis Tauran e Leonardo Sandri, junto com os patriarcas orientais Nasrallah Pierre Sfeir, Emmanuel III Delly, Antonios Naguib, Gregorios III Laham, Nerses Bedros XIX Tarmouni e Fouad Twal. O patriarca Ignace Youssif III Younan designou um representante.
Segundo Dom Eterovic, também estarão presentes o arcebispo Ramzi Garmou, presidente da Conferência Episcopal Iraniana, e o bispo Luigi Padovese, presidente da Conferência Episcopal da Turquia, e alguns especialistas.
O prelado reconhece que o anúncio deste Sínodo “em si não é uma surpresa”.
“Há alguns anos – esclarece –, os pastores da região refletiram sobre a oportunidade de convocá-lo. Era uma ideia que circulava com insistência. Mas a aceleração decisiva aconteceu com a viagem de Bento XVI à Terra Santa, em maio passado.”
Na agenda da reunião desta segunda-feira, encontram-se “as indicações do Papa sobre as perspectivas de diálogo para uma convivência nesta região atormentada, levando em consideração as realidades de cada um dos países”.
“O tema do Sínodo – revela Eterovic – foi escolhido pessoalmente por Bento XVI, depois de ter escutado as sugestões recolhidas pela secretaria geral, que realizou uma consulta entre os bispos. A indicação do Papa se concentra em refletir, antes de mais nada, na comunhão e no testemunho que a Igreja está chamada a oferecer no contexto particular do Oriente Médio.”
O Sínodo, como é tradição, acontecerá no Vaticano e durará uma semana menos que de costume, isto é, cerca de 15 dias.
Haverá delegados ecumênicos de outras igrejas e confissões cristãs e se está estudando que tipo de participação pode haver de muçulmanos e judeus.
“Não sabemos ainda como, mas é evidente que é preciso levar em conta toda a complexidade o Oriente Médio. O Sínodo não é ‘contra’ alguém, mas um espaço de diálogo que busca a comunhão e a paz, na justiça e na verdade. Encontraremos, sem dúvida, a maneira de escutar as vozes do mundo judaico e do muçulmano.”
Agora, os esforços se concentram na redação das “Orientações” (Lineamenta, em Latim), um primeiro documento que enunciará os temas do Sínodo, esclarecendo que será breve, por causa do tempo que temos à disposição. Deveriam ser publicadas antes do final deste ano e servirão para apresentar os temas a todas as igrejas locais.
As igrejas locais, por sua vez, oferecerão suas respostas e comentários e, com estes, será redigido o “Instrumento de Trabalho” (Instrumentum laboris), que apresenta os temas precisos do Sínodo e que deveria ser publicado na Páscoa.
Antes do Sínodo do Oriente Médio, só foram realizados outros dois sínodos regionais desde que esta instituição voltou a se recuperar após o Concílio Vaticano II: o do Líbano e o dos Países Baixos.

Fonte : Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário