sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Encontrado morto sacerdote colombiano que havia desaparecido

Pe. Calixto se extraviou enquanto realizava uma caminhada

Por Carmen Elena Villa

Sem vida, em meio a um bosque cerrado, foi encontrado na quarta-feira pela tarde o sacerdote colombiano Gustavo Vélez Vasquez, mais conhecido como “Calixto”.
O presbítero havia se extraviado no domingo passado quando realizava uma caminhada com seu amigo Hugo Bustamante em um lugar conhecido como a reserva natural de São Sebastião, entre as localidades de Envigado e El Retiro, muito perto da cidade de Medellín.
Pe. Calixto, 79 anos de idade, era sacerdote do Instituto de Missões de Yarumal. Provinha de uma família muito católica de 19 filhos. Seis de suas irmãs são religiosas. Após ter estudado na Universidade São Tomás de Roma, foi missionário em diferentes lugares da Colômbia.
Semanalmente escrevia no jornal “El Colombiano” uma coluna de opinião com uma reflexão sobre evangelho do domingo.
Segundo Ana Mercedes Gómez Martínez, diretora deste jornal, o padre conseguiu “a mais bela e clara interpretação do Evangelho”.
Gómez Martínez o qualificou em declarações a este jornal como “o mais humilde coração, e uma das pessoas mais preparadas no tema das Sagradas Escrituras. Foi o primeiro que entendeu a importância das comunicações na Igreja”.
Calixto era também capelão do convento da beata Madre Laura Montoya e conduzia um programa no canal católico Televida.
Da mesma forma o sacerdote estava buscando apoio para começar uma fundação de ajuda aos milhares de camponeses que por causa da violência se vêem forçados a deslocar-se para a cidade.
Caminhada para o céu
Pe. Calixto e seu amigo Hugo tinham o costume de fazer caminhadas ecológicas todos os domingos.
Em meio ao passeio, após ter-se separado, Hugo começou a preocupar-se com o passar do tempo ao ver que o sacerdote não chegava para o almoço. Por isso o amigo chamou as autoridades (bombeiros, policiais e exército) e às 4h da tarde começou uma operação de busca.
A equipe de resgate tinha permanente comunicação com o sacerdote até às 12h da noite desse dia quando, ao que parece, acabou a bateria de seu celular.
Um grupo de camponeses que participavam do resgate encontrou seu corpo nesta quarta-feira pela tarde. Ao que parece o presbítero caiu em uma ribanceira.
Durante 72 horas de incerteza sobre seu paradeiro, centenas de fiéis lhe enviaram mensagens de alento através do jornal “El Colombiano”.
“Suas palavras foram luz em nossas vidas para enfrentar cada dia e seguir adiante. Deus o ilumine e dê a fortaleza para superar esta situação tão difícil”, era a mensagem de Alejandro García, um de seus seguidores.
O velório de Pe. Calixto acontece no Convento da Madre Laura, localizado no bairro Belencito. Ao oeste de Medellín. As exéquias acontecerão nesta sexta-feira às 10h da manhã na Catedral Metropolitana desta cidade colombiana.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário