segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O maior encontro religioso da história da República Tcheca

Em um país secularizado, o Papa reúne 150 mil peregrinos

Bento XVI presidiu o ato religioso mais numeroso na história da República Tcheca ao congregar neste domingo 150 mil peregrinos na missa que presidiu na explanada que se encontra junto ao aeroporto de Brno, capital de Moravia.
Neste país de cerca de dez milhões de habitantes, onde os que não se reconhecem em nenhuma religião constituem 59% (segundo os dados do último censo), o Papa concentrou sua mensagem em uma palavra: “esperança”.
“A esperança da história mostra a quais absurdos chega o homem quando exclui Deus do horizonte de suas eleições e de suas ações, e como não é fácil construir uma sociedade inspirada nos valores do bem, da justiça e da fraternidade, porque o ser humano é livre e sua liberdade permanece frágil”, explicou.
“O homem tem necessidade de ser libertado das opressões materiais, deve ser salvo, e com maior profundidade, dos males que afligem o espírito. E quem pode salvá-lo senão Deus, que é Amor e revelou seu rosto de Pai onipotente e misericordioso em Jesus Cristo?”, perguntou.
“Nossa firme esperança é Cristo: nEle, Deus nos amou até o extremo e nos deu a vida em abundância, essa vida que cada pessoa, algumas vezes sem chegar a saber, anseia possuir”, assegurou.
Além dos peregrinos tchecos, escutavam Bento XVI fiéis procedentes de países vizinhos: Eslováquia, Polônia, Alemanha, Hungria e Áustria.
Era a primeira vez que um Papa visitava esta cidade. A importância do acontecimento ficou sublinhada com a presença do presidente Václav Klaus e sua esposa.
Bento XVI concluirá neste domingo sua décima terceira viagem apostólica internacional celebrando a santa missa na festividade litúrgica de São Venceslau, patrono da nação, na explanada de Melnik em Stará Boleslav.
Na continuação dirigirá uma mensagem aos jovens nessa mesma explanada e logo se despedirá dos tchecos no aeroporto internacional Stará Ruzyne de Praga.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário