sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dia de reflexão judaico-cristão voltará a ser realizado na Itália

Após os protestos ligados à publicação do "Oremus et pro Iudaeis"

O Dia de Reflexão Judaico-Cristão do dia 17 de janeiro, que costuma ser realizado na Itália um dia antes da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, voltará a ser celebrado em 2010.
Esta informação foi divulgada no final do encontro da última terça-feira, entre o cardeal Angelo Bagnasco, presidente da Conferência Episcopal Italiana, e os rabinos Giuseppe Laras, presidente da Assembleia Rabínica Italiana, e de Riccardo Di Segni, rabino-chefe da comunidade judaica de Roma.
Os Dias de Reflexão foram retomados após a negativa da comunidade judaica de participar, em janeiro passado, em protesto pela autorização concedida pelo Papa Bento XVI de utilizar a fórmula, ainda que modificada, do Oremus et pro Iudaeis para o rito tridentino.
Na nova formulação, invoca-se Deus para que “ilumine” o coração dos hebreus “para que reconheçam Jesus Cristo como Salvador de todos os homens”.
O cardeal Bagnasco sublinha que “não há, em absoluto, mudança alguma na atitude que a Igreja Católica tem com relação aos judeus, sobretudo a partir do Concílio Vaticano II”, e que “não é intenção da Igreja Católica agir ativamente pela conversão dos judeus”.
“Ao término do encontro – conclui a nota –, ambas as partes desejaram que se favoreçam, de todas as formas possíveis, tanto no âmbito institucional como no de base, as ocasiões de encontro: a fé no Deus dos Pais, recebida como um dom, torna os crentes cristãos e judeus responsáveis pela construção de uma convivência baseada no respeito aos ensinamentos de Deus.”
A Conferência Episcopal Italiana pôs em marcha esta iniciativa em 1990, com autoridades e personalidades do mundo hebraico, que se estendeu em outras partes da Europa, a partir do encontro ecumênico de Graz (Áustria), em 1998.
Este encontro é realizado imediatamente antes da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que acontece todos os anos entre 18 e 25 de janeiro.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário