quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Célebre sacerdote colombiano desaparecido há dois dias

Pe. “Calixto” é conhecido por suas intervenções na televisão

Por Carmen Elena Villa

O sacerdote colombiano Gustavo Vélez Vásquez de 79 anos de idade, mais conhecido como "Calixto" desapareceu no domingo passado quando realizava uma caminhada entre as localidades de Envigado e El Retiro, muito perto da cidade de Medellin - Colômbia. Calixto, conhecido por seus artigos semanais sobre o Evangelho de cada domingo no jornal "El Colombiano", que são publicados há 31 anos, é sacerdote do Instituto de Missionários de Yarumal.
O presbítero também conduz um micro-programa no canal religioso Televida. É também capelão das religiosas da beata madre Laura Montoya.
"Mantemo-nos abertos à dimensão religiosa, uma estrutura necessária para todo ser humano?", perguntava o sacerdote em seu artigo de "El Colombiano", publicado no domingo passado, 5 de setembro, sobre a passagem evangélica da cura do surdo-mudo.
"Porque às vezes somos maravilhados em muitas áreas, mas fechados totalmente ante Deus e as coisas que são relacionadas com Ele", respondia em sua reflexão dominical.
Calixto tem seis irmãs religiosas. Uma delas, a irmã Maria o recorda por "seu amor à eucaristia, o amor que tem à Santíssima Virgem e sua solidariedade para com os pobres", segundo disse em declarações ao jornal "El Colombiano".
Uma caminhada com um final incerto
Segundo Hugo Bustamante, amigo e ex-aluno do Pe. Calixto, no domingo passado às 10h da manhã ambos empreenderam uma caminhada por uma reserva ecológica chamada São Sebastião, muito perto de Medellin.
Depois do meio-dia chegaram a um mirante que se encontra a quase 3 mil metros de altitude sobre o nível do mar. Em um momento ambos decidiram separar-se e Hugo o esperou para que almoçassem juntos.
Segundo comunicou Hugo a "El Colombiano", chamou Calixto pelo celular às 4h da tarde e o sacerdote lhe respondeu "Não vou caminhar mais, não aguento, me peguem, não me deixem morrer aqui, e rezem muito".
Hugo, ao não conhecer o paradeiro do presbítero, alertou os centros de socorro, que rapidamente empreenderam sua busca, com 11 soldados, mais de 80 policiais acompanhados por cães de resgate. Até o momento não se sabe nada do sacerdote.
Desde as 12h da noite do mesmo dia, todas as chamadas ao celular do Pe. Vélez se direcionam à secretária eletrônica.
Milhares de fiéis em Medellin se encontram realizando cadeias de orações para que o conhecido sacerdote apareça são e salvo.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário