quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Com a cruz, os jovens evangelizam, explica cardeal Rouco

Carta por ocasião do início da peregrinação da Jornada da Juventude

O cardeal Antonio María Rouco Varela, arcebispo de Madri, dirigiu uma carta aos jovens explicando-lhes que no próximo dia 14 de setembro, festa da Exaltação da Santa Cruz, se iniciará "a peregrinação da Cruz dos Jovens pela diocese de Madri".
"A Jornada Mundial da Juventude significa o encontro com Cristo morto e ressuscitado por nós", explica na carta.
O purpurado destaca que "esta Cruz, que o Servo de Deus João Paulo II entregou aos jovens no ano 1984 para que levassem pelo mundo inteiro, junto ao ícone de Nossa Senhora, é um belo sinal do que significa JMJ: o encontro com Cristo morto e ressuscitado por nós, Redentor do homem".
"Levando a Cruz sobre os ombros -acrescenta-, os jovens se convertem em portadores da alegre notícia da salvação e proclamam aos quatro ventos que Cristo nos salvou do pecado e da morte".
Para o cardeal, a Cruz é "o grande sinal do amor de Deus que mostra seu perdão e reconciliação para com todos os homens. Na realidade, o crucificado é o exaltado, o que foi elevado gloriosamente -a Cruz é gloriosa- como vencedor do pecado e da morte".
"Por isso a Igreja cantou e canta à Cruz como sinal de vitória e do triunfo -acrescenta. O amor de Cristo vence sobre todos os ódios, rancores, vinganças e crimes dos homens. É um amor que cura, liberta, purifica, resgata e pacifica. É um amor eterno e infalível. É um amor humano e divino, capaz de elevar-nos com Ele ao mais alto da glória".
O cardeal arcebispo de Madri convida os jovens a proclamar "com palavras e gestos simples que Cristo levou todas as cruzes do mundo e as iluminou com sua própria entrega à morte", com o anseio de que "nenhum homem se sinta sozinho na dor se sabe olhar o Crucificado".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário