sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vietnã e Santa Sé: rumo ao estabelecimento de relações diplomáticas plenas?

Uma delegação do governo vietnamita está em Roma para participar da segunda seção de trabalho do grupo misto Vietnã-Vaticano que trata das relações diplomáticas entre os dois Estados, segundo informou a Eglises d'Asie, a agência de notícias das Missões Estrangeiras de Paris.
Os membros da delegação do Vietnã, liderados pelo vice-ministro das relações exteriores do país, Nguyên Quôc Cuong, embarcaram para Roma em 20 de junho para iniciar as discussões com os representantes vaticanos no dia seguinte. As reuniões devem se estender até 25 de junho.
A delegação foi recebida por Ettore Ballestrero, sub-secretário para as relações com os Estados da Santa Sé.
Segundo informou um boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, a reunião tem em vista “aprofundar o desenvolvimento das relações bilaterais, conforme os êxitos alcançados na primeira reunião, realizada em Hanói nos dias 16 e 17 de janeiro de 2009”.
Segundo a agência VietCatholic News, a reunião estava prevista para início do ano, mas foi adiada a pedido da equipe vietnamita. Segundo analistas, o atraso estaria relacionado a questões ainda pendentes referentes aos arcebispados de Hanói, Vinh e Da Nang.
O estabelecimento de relações diplomáticas com o Vietnã constitui uma das prioridades da agenda diplomática da Santa Sé desde o início do pontificado de Bento XVI.
A notícia da celebração do encontro foi recebida com certa inquietude pelos diversos meios católicos, os quais, ainda que favoráveis à aproximação, manifestaram preocupação com relação às circunstâncias de sua realização. A reunião teve lugar logo após a aceitação de demissão do arcebispo de Hanói, ocorrida em 13 de março deste ano.
Embora seu afastamento tenha sido justificado por razões de saúde, alguns analistas consideram que este tenha sido exigido pelo Vietnã como condição para o prosseguimento das negociações.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário