quinta-feira, 17 de junho de 2010

EUA: Igreja Católica presta auxílio a pescadores

A Campanha Católica pelo Desenvolvimento Humano, programa de combate à pobreza vinculado à Conferência Episcopal dos EUA, destinou uma verba de 300 mil dólares para socorrer as vítimas do recente vazamento de petróleo no golfo do México.
O vazamento ocorreu em 20 de abril passado após uma explosão na plataforma de petróleo Deepwater Horizon, operada pela companhia petrolífera British Petroleum (BP). O acidente provocou a morte de 11 pessoas e deixou outras 17 feridas.
A companhia foi apontada como principal responsável pelo que se tornou o maior vazamento da história dos EUA, embora a multinacional negue a responsabilidade.
Estima-se um prejuízo da ordem de 2,5 bilhões de dólares para a indústria pesqueira na região afetada.
A Conferência Episcopal dos EUA divulgou um comunicado nesta semana no qual afirma que a Sub-comissão da Campanha Católica pelo Desenvolvimento Humano já aprovou os fundos de ajuda destinado a pessoas com baixa renda atingidas pelo vazamento.
O presidente da sub-comissão, Dom Roger Morin, bispo de Biloxi, Mississipi, afirmou que "este trágico vazamento implica em sérios custos humanos, ambientais e econômicos".
"Como Igreja, lamentamos a perda de vidas - acrescentou. Oremos por aqueles cujas vidas estão em risco".
"Por meio desta ajuda, a Igreja oferece também apoio concreto aos trabalhos que devem ser desempenhados para ajudar estas comunidades a ajudar-se a si mesmas", explicou o prelado. "É um símbolo poderoso da missão fundamental da Campanha Católica pelo Desenvolvimento Humano".
"A doação será usada para dar esperança e estabilidade a estas famílias de trabalhadores atingidas pelo desastroso acidente".
A Campanha Católica pelo Desenvolvimento Humano, programa de combate à pobreza da Conferência Episcopal dos EUA, propõe-se ajudar as comunidades de baixa renda a romper com o círculo da pobreza, enfrentando suas causas.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário