sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bento XVI venerará em Sulmona as relíquias do papa que renunciou

Bento XVI venerará, durante sua visita à província de Áquila, na Itália, as relíquias de São Celestino V, o famoso bispo de Roma que renunciou ao pontificado em 1294.
A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou na última quarta-feira o programa oficial da visita pastoral à cidade de Abruzzo, na província de Áquila, prevista para 4 de julho próximo.
A região foi uma das mais severamente afetadas pelo terremoto ocorrido em abril de 2009.
A visita é motivada pelo oitavo centenário do nascimento de Celestino V, que, antes de ser eleito à cátedra de são Pedro, chamava-se Pietro da Morrone, sacerdote eremita e fundador da Ordem dos Irmãos do Espírito Santo, os Celestinos.
Eleito papa após os dois anos de conclave, testemunhou as intrigas, as disputas de poder e as ingerências de reis. Por isso, após cinco meses de pontificado, renunciou voluntariamente para voltar à vida de eremita.
Seu sucessor, Bonifácio VIII, aprisionou Celestino em uma torre, onde veio a morrer, em 19 de maio de 1296, após dez meses de reclusão.
Bento XVI partirá de helicóptero do Vaticano às 8h30 rumo a Sulmona, onde deverá chegar às 9h20. Em seguida, na praça Garibaldi, o Pontífice receberá as boas-vindas do prefeito de Sulmona e do bispo de Sulmona-Valva.
Nesta mesma praça, às 10h, está prevista uma Celebração Eucarística, durante a qual o Papa proferirá a homilia, seguida da oração do Ângelus e das tradicionais palavras do Bispo de Roma.
O programa prevê um almoço em companhia dos bispos de Abruzzo às 13h15, na casa sacerdotal do centro pastoral diocesano de Sulmona.
No mesmo local, às 16h30, está prevista uma saudação por parte dos membros do comitê organizador da visita e um encontro com uma delegação do centro penitenciário de Sulmona.
Às 17h, Bento XVI terá um encontro com os jovens, momento em que proferirá um discurso, na catedral de Sulmona.
Em seguida, na cripta da catedral, terá lugar a veneração das relíquias de São Panfilo e São Celestino V, um dos poucos papas da história a abdicar de seu pontificado.
Bento XVI deverá partir de helicóptero às 17h45, chegando novamente ao Vaticano às 18h35 horas.
A visita a Sulmona será uma das quatro visitas pastorais a localidades italianas que o Papa fará ao longo de 2010, após a visita a Turim e antes das visitas a Palermo (3 de outubro) e a Carpineto Romano (5 de outubro).

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário