segunda-feira, 21 de junho de 2010

General sequestrado durante 11 anos agradece milagre da libertação

“O milagre foi alcançado”. Essas foram as palavras do general do Exército colombiano Luis Herlindo Mendieta, resgatado pelas forças armadas de seu país há dois dias, junto a outros três companheiros, após permanecer quase 12 anos sequestrado.
O general Mendieta, em uma entrevista à emissora Radio Caracol, nessa quarta-feira, agradeceu pela “fé de minha senhora esposa, de Jenny (sua filha) e por todas as orações da Colômbia e do mundo”. Por sua parte, sua esposa, María Teresa Mendieta, assegurou que “Deus escutou minhas orações”.
“Eu me encomendei a Deus todo este tempo e Deus me protegeu”, disse o oficial da polícia colombiana após ser libertado.
Este homem de 53 anos qualificou a experiência do sequestro como “uma solidão muito espantosa”. Ele disse que, após seu resgate, está “maravilhado e desfrutando de cada segundo”.
Junto com o general Mendieta foram resgatados o coronel Enrique Murillo, o coronel William Donato Gómez (os três da Polícia Nacional) e o sargento Arbey Delgado (do Exército). Todos estavam sequestrados há mais de 10 anos em poder das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Encontro com o Papa
Jenny Mendieta, filha do general, tinha viajado a Roma no outono passado e teve um breve encontro com o Papa Bento XVI, após a audiência geral de 18 de novembro.
Esta jovem de 22 anos comentou que em seu encontro com o pontífice, ela lhe deu as mãos e pediu que rezasse pelo milagre da libertação de seu pai. O Papa respondeu: “Vai acontecer o milagre, tenha fé. Assim será”.
A filha do general Mendieta tinha participado de uma caravana denominada “Pela liberdade dos sequestrados na Colômbia”, que no ano passado percorreu de motocicleta vários países europeus, chegando a Roma para participar da audiência com o Papa.
“Saúdo cordialmente os fiéis de língua espanhola. Em particular, a Caravana pela paz e a libertação dos sequestrados”, disse então Bento XVI.
A caravana foi liderada pelo jornalista colombiano Herbin Hoyos, que teve de fugir do país por razões de segurança. Herbin, naquela ocasião também falou uns minutos com o Papa, e recorda que “ele deu muita ênfase à oração. Me tomou a mão e olhou nos olhos, como me dizendo que tivesse confiança”.
“Sequestrados, tenham fé”
Por sua parte, a ex-candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betancourt, que esteve quase 7 anos sequestrada e foi companheira de cativeiro do general Mendieta, participou também na quarta-feira do diálogo com Radio Caracol. Ela aproveitou para agradecer ao Sagrado Coração, de que é “muito devota”, pela libertação.
“Eu sei que todos os nossos companheiros que estão na selva estão esperando também seu momento, que lhes chegue a liberdade”, disse Betancourt, que, pouco após ser libertada, reuniu-se com o Papa em Castelgandolfo.“Devem estar com estes sentimentos encontrados, de sentir a felicidade pela liberdade de nossos quatro companheiros libertados, mas também devem sentir como essa angústia de não saber quando vai chegar a sua vez”, assegurou a cidadão colombiano-francesa que hoje reside em Paris. “Tenham fé em que o pesadelo vai acabar logo”, falou a ex-sequestrada.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário