segunda-feira, 21 de junho de 2010

Papa aos bispos brasileiros: ajudar os fiéis a descobrir “a alegria da fé”

Recebendo em audiência nessa manhã de sábado os bispos do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Roma, em visita ad limina apostolorum, Bento XVI exortou-os a ajudar seus fiéis a descobrirem “a alegria da fé”.
“Enquanto mestres e doutores da fé, tendes a missão de ensinar com audácia a verdade que se deve crer e viver, apresentando-a de forma autêntica”, disse a eles.
“Ajudai, pois, os fiéis confiados aos vossos cuidados pastorais a descobrirem a alegria da fé, a alegria de serem pessoalmente amados por Deus, que entregou o seu Filho para nossa salvação”.
“Queridos irmãos, tende grande confiança na graça e sabei infundir esta confiança no vosso povo, para que a fé sempre seja guardada, defendida e transmitida na sua pureza e integridade”, pediu o Papa.
“Como administradores do supremo sacerdócio, haveis de procurar que a liturgia seja verdadeiramente uma epifania do mistério, isto é, expressão da natureza genuína da Igreja, que ativamente presta culto a Deus por Cristo no Espírito Santo”, acrescentou.
Dentre os deveres do ministério a eles confiado, Bento XVI lembrou em particular aos bispos brasileiros “a responsabilidade da celebração da Eucaristia”, sublinhando a importância de “providenciar para que os fiéis tenham a possibilidade de aceder à mesa do Senhor, sobretudo ao domingo que é o dia em que a Igreja – comunidade e família dos filhos de Deus – descobre a sua peculiar identidade cristã ao redor dos presbíteros”.
“Deveis criar lugares e ocasiões de oração, onde no silêncio, na escuta de Deus, na oração pessoal e comunitária, o homem possa encontrar e fazer a experiência viva de Jesus Cristo que revela o rosto autêntico do Pai".
“É preciso que as paróquias e os santuários, os ambientes de educação e sofrimento, as famílias se tornem lugares de comunhão com o Senhor”.
Do mesmo modo, o Pontífice pediu aos prelados que promovessem “participação de todos os fiéis na edificação da Igreja, governando com coração de servo humilde e pastor afetuoso tendo em vista a glória de Deus e a salvação das almas”.
Em virtude da missão de governar, lembrou, o bispo é “chamado também a julgar e disciplinar a vida do povo de Deus confiado aos seus cuidados pastorais, através de leis, diretrizes e sugestões, como previsto na disciplina universal da Igreja”.
Este “direito e dever”, constatou, é fundamental para que “a comunidade diocesana permaneça unida no seu interior e caminhe em sincera comunhão de fé, de amor e de disciplina com o Bispo de Roma e com toda a Igreja”.
“Para isso, não vos canseis de alimentar nos fiéis o sentido de pertença à Igreja e a alegria da comunhão fraterna”, exortou.
“Acolhei de coração aberto quantos batem à vossa porta – disse finalmente Bento XVI: aconselhai-os, confortai-os e apoiai-os no caminho de Deus, procurando guiar a todos para aquela unidade na fé e no amor da qual, por vontade do Senhor, deveis ser princípio e fundamento visível nas vossas dioceses”.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário