sábado, 26 de junho de 2010

Papa às monjas de clausura: orai pela pureza da Igreja

Bento XVI deixou o Vaticano na manhã dessa quinta-feira para visitar uma comunidade de monjas de clausura próxima, pedindo a elas que orem pela pureza da Igreja neste momento particular.

O Pontífice visitou o monastério de Santa Maria do Rosário em Monte Mario, rezou junto às religiosas a Hora Média da Liturgia das Horas e dirigiu-lhes palavras de apreço e proximidade pela missão insubstituível que desempenham a serviço de toda a Igreja com sua vida de oração e trabalho.

“Vossa consagração ao Senhor no silêncio e no anonimato faz-se fecunda e rica de frutos, não apensa no que se refere ao caminho de santificação e purificação pessoal, mas também com respeito ao apostolado de intercessão que desenvolveis por toda a igreja, para que possa ser pura e santa diante do Senhor”, disse.

“Vós, que bem conheceis a eficácia da oração, experimentais diariamente quantas graças de santificação esta pode obter para a Igreja”.

No monastério encontra-se a antiga imagem da Virgem de São Lucas, que remonta ao século VII e que segundo a tradição teria sido pintada pelo evangelista, embora aparentemente tenha sido levada a Roma por monjas gregas para salvá-la da fúria iconoclausta deflagrada em 815 .

O monastério abriga ainda relíquias de São Domênico de Gusmão, Santa Catarina de Siena e de outros santos e santas dominicanos.

“O modo de vida contemplativo, que das mãos de São Domênico recebeis na modalidade de clausura, vos coloca, como membros vivos e vitais, no coração do corpo místico do Senhor, que é a Igreja – disse a elas o Papa; e assim como o coração faz circular o sangue dando vida a todo o corpo, também vós, por meio do trabalho e da oração, contribuis para manter a Igreja, instrumento de salvação para todo homem redimido pelo Senhor com seu Sangue”.

“Como não ser acometido pela compaixão para com aqueles que parecem vagar sem meta?” – disse o Papa pensando na missão destas religiosas de orar pelas necessidades do mundo.

“Como não desejar que suas vidas encontrem Jesus, o único que dá sentido à existência”.

“Reconheceis que é o Senhor que colocou em vossos corações o seu amor, desejo que dilata o coração, até torná-lo capaz de acolher o próprio Deus. Este é o horizonte do peregrinar terreno! Esta é vossa meta!”.

“Por essa razão escolhestes viver no anonimato e na renúncia aos bens terrenos: por desejar acima de qualquer coisa aquele bem ao qual não há par, aquela pedra preciosa que merece a renúncia de todos os demais bens para ser possuída”.

Antes de se despedir, o Papa deixou um conselho às religiosas: “possais pronunciar todos os dias vosso ‘sim’ aos desígnios de Deus, com a mesma humildade com a qual disse ‘sim’ a Virgem Santa”.


Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário