quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dom Mamberti conclui sua visita a Cuba reunindo-se com Castro

O secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados, arcebispo Dominique Mamberti, concluiu uma missão de cinco dias em Cuba, no dia 20, com uma entrevista com o presidente Raúl Castro.
No encontro, realizado na tarde desse dia, "ressaltou-se a comemoração dos 75 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre a Santa Sé e Cuba, que foram qualificadas de cordiais", informa a agência cubana Prensa Latina, esclarecendo que também foram tratados outros temas do panorama internacional, sem especificar quais.
No encontro, participaram também o núncio apostólico em Cuba, Dom Angelo Becciu, e o ministro de Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez.
Na reunião, Dom Mamberti agradeceu ao governo e à Igreja Católica em Cuba pelo carinhoso acolhimento, segundo informa a Agência de Informação Nacional.
Entre as atividades realizadas em Cuba por Dom Mamberti, cabe destacar a inauguração da 10ª Semana Social da Igreja em Cuba sobre "A laicidade do Estado: algumas considerações", assim como a Celebração Eucarística presidida na catedral de La Habana no dia 17 de junho, na qual se impulsionou o compromisso da Igreja no campo social cubano, em particular "o apoio aos mais carentes, o cuidado dos idosos e a assistência espiritual e médica".
Da mesma forma, fez um balanço dos 75 anos ininterruptos de relações diplomáticas entre a Santa Sé e Cuba, recordando que "a comunidade política e a Igreja são independentes e autônomas, cada uma em seu próprio campo. Ambas, no entanto, ainda que por diverso título, estão ao serviço da vocação pessoal e social do homem".
"Realizarão este serviço com maior eficácia, para o bem de todos, na medida em que for mais saudável e melhor a cooperação entre elas, levando em consideração as circunstâncias de lugar e tempo", garantiu.
"É óbvio, portanto, que as relações diplomáticas entre a Santa Sé e um Estado são um instrumento privilegiado para que esta cooperação seja possível de maneira ordenada e fluida, para que se mantenha no máximo nível possível, progrida e possa enfrentar as multiformes problemáticas que, sempre novas, surgem cada dia em nossas sociedades."
"Com os altos e baixos próprios da história, depois de 75 anos, hoje estamos aqui para comemorar tudo de bom que até agora pudemos alcançar juntos, certos de que nos resta muito mais por fazer", afirmou o prelado.
A visita de Dom Mamberti foi precedida pela obra de mediação da Igreja Católica em Cuba, em particular do cardeal Jaime Ortega, arcebispo de La Habana, para melhorar as condições dos presos políticos.
Durante sua visita a Cuba, Mamberti confessou aos jornalistas que desejava que sua viagem servisse para fortalecer o diálogo, que já apresenta resultados positivos.
"Estamos felizes pelo diálogo que já está em curso e espero que ele se fortaleça também com a minha visita. Acho que é muito importante, já se veem os frutos disso", indicou.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário