quarta-feira, 16 de junho de 2010

OSCE e Santa Sé debatem pensamento econômico e social

Altos representantes da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) e a Santa Sé começaram a discutir ontem, em Roma, o pensamento econômico e social da organização internacional e a doutrina social da Igreja, dentro da conferência internacional sobre o empresariado social.
O secretário-geral da OSCE, Angel Gurría, que coordena as atividades dos 31 países membros, fará um balanço dos esforços levados a cabo para conjugar ética e economia.
Com ele dialogarão os máximos representantes do Conselho Pontifício Justiça e Paz - o presidente, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, e o secretário-geral, Dom Mario Toso - e o chanceler da Academia Pontifícia para as Ciências, Dom Marcelo Sánchez Sorondo.
L'Osservatore Romano, ao divulgar o evento, destaca a importância de que o pensamento econômico e social da OSCE se coloque "em relação com a doutrina social da Igreja e com o extraordinário esforço de elaboração que está realizando a partir do Concílio Vaticano II, até a Caritas in veritate de Bento XVI".
A iniciativa, que não tem precedentes neste nível institucional, foi promovida pelo Conselho Nacional da Economia e do Trabalho (CNEL).
O jornal vaticano sublinha que o compromisso para identificar as novas regras para o governo financeiro e econômico global, para não repetir os erros que levaram à grave crise atual, continua sendo um objetivo fundamental a ser alcançado com tenacidade, além de valentia cultural e civil.
Neste sentido, a conferência internacional sobre empresariado social pode oferecer uma contribuição para conjugar ética e economia.
"A recente cúpula econômica do G20 na Coreia do Sul não registrou passos adiante", indica o jornal.
Destaca também a importância da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), sublinhando que os governos esperam uma contribuição desta organização, que "se converteu em instrumento essencial para favorecer a integração e a colaboração econômica e financeira".
Segundo o L'Osservatore Romano, a OSCE constitui atualmente "um verdadeiro e próprio think tank do mundo avançado, onde se recolhem, analisam e comparam as boas práticas da vida econômica e social".

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário