quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brasil: Papa erige diocese no nordeste e nomeia coadjutor de Caxias do Sul

Segundo informou a Santa Sé nesta quarta-feira, Bento XVI erigiu uma nova diocese no nordeste brasileiro e também nomeou o bispo coadjutor da diocese de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul).
A diocese erigida é Salgueiro (Pernambuco). Foi desmembrada dioceses de Petrolina e Floresta. O bispo nomeado é frei Magnus Henrique Lopes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
Por outro lado, o Papa nomeou Dom Alessandro Ruffinoni como bispo coadjutor da diocese de Caxias do Sul, transferindo-o da arquidiocese de Porto Alegre.Frei Magnus LopesSegundo breve biografia divulgada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), frei Magnus Henrique Lopes é natural de Assu (Rio Grande do Norte), onde nasceu a 31 de julho de 1965.
Entrou para o Ordem dos Capuchinhos em 1988, cursando Filosofia na Faculdade de Filosofia do Recife e Teologia no Instituto Franciscano de Olinda. Foi ordenado padre no dia 21 de dezembro de 1996.
Com bacharelado em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió e mestrado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, em Roma, frei Magnus foi animador vocacional dos Capuchinhos do Nordeste, mestre de postulantes em Maceió, ecônomo em várias fraternidades da Província, vigário paróquia de diversas paróquias e vigário da Fraternidade Capuchinha de Maceió. Atual guardião e ecônomo da Fraternidade do Convento Santo Antônio em Natal, frei Magnus foi também Definidor Provincial, ministro dos Capuchinhos do Brasil e diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais.Dom Alessandro RuffinoniOrdenado bispo auxiliar de Porto Alegre em 17 de março de 2006, Dom Alessandro nasceu em San Martino de'Calvi (Itália), no dia 26 de agosto de 1943. Tem como lema episcopal: “Na Igreja ninguém é estrangeiro”.
Antes de ser ordenado bispo, foi animador vocacional no Brasil e reitor em Guaporé (RS); reitor na Ciudad Del Este, no Paraguai; pároco no Paraguai; diretor do Centro Missioneiro na Ciudad del Este; vigário geral na diocese de Ciudad del Este; superior provincial em Porto Alegre e coordenador da Pastoral dos Migrantes em Assunção (Paraguai).

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário