segunda-feira, 7 de março de 2011

Papa: não construir sobre a areia do poder e do dinheiro

Cristo é a “base sólida” onde se construir a vida; os fundamentos da existência não devem ser “as areias das ideologias, do poder, do sucesso e do dinheiro”.

O Papa Bento XVI fez essa afirmação neste domingo, ao introduzir a oração do Angelus com os peregrinos presentes na Praça de São Pedro. O pontífice referiu-se à Liturgia da Palavra do dia, que traz a parábola das duas casas, uma construída sobre a rocha e outra sobre a areia.

Com esta parábola, Cristo “coloca o discípulo e seu caminho de fé no horizonte da Aliança, constituída pela relação que Deus estabeleceu com o homem, através do dom de sua Palavra, entrando em comunicação conosco”, disse o Papa.

Jesus “é a Palavra vivente de Deus. Quando ensinava, as pessoas reconheciam em suas palavras a própria autoridade divina, sentiam a proximidade do Senhor, seu amor misericordioso, e louvavam a Deus”.

“Em toda época e em todo lugar, quem tem a graça de conhecer Jesus, especialmente através da leitura do santo Evangelho, fica fascinado por Ele, reconhecendo que em sua pregação, em seus gestos, em sua Pessoa, Ele nos revela o verdadeiro rosto de Deus, e ao mesmo tempo revela-nos, faz-nos sentir a alegria de ser filhos do Pai que está nos céus, indicando-nos a base sólida sobre a qual edificar nossa vida.”

Mas – advertiu o Papa – “frequentemente o homem não constrói sua atuação, sua existência, sobre esta identidade, e prefere as areias das ideologias, do poder, do sucesso e do dinheiro, pensando encontrar neles estabilidade e a resposta à inapagável demanda de felicidade e de plenitude que leva na própria alma”.

“E nós, sobre o que queremos construir nossa vida? Quem pode responder verdadeiramente à inquietude de nosso coração?”, interrogou os presentes.

“Cristo é a rocha de nossa vida! Ele é a Palavra eterna e definitiva que não faz temer nenhum tipo de adversidade, de dificuldade, de moléstia (cf. Verbum Domini, 10). Que a Palavra de Deus possa permear toda nossa vida.”

Por isso, o Papa convidou os presente a “se encontrar, todo dia, com a Palavra de Deus, e nutrir-vos dela, meditá-la continuamente”.

“É uma ajuda preciosa também para se proteger de um ativismo superficial, que pode satisfazer por um momento o orgulho, mas que, ao final, deixa-nos vazios e insatisfeitos”, concluiu.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário