domingo, 27 de março de 2011

Dom Oscar Romero, modelo para a Igreja na Índia

"Dom Oscar Romero, que deu sua vida lutando contra a opressão e a injustiça, é um modelo para a Igreja na Índia em sua missão de estar sempre ao lado dos pobres, dos excluídos, dos dálits" – foi o que disse o Secretário da Comissão "Justiça e Paz" da Conferência Episcopal da Índia, Pe. Charles Irudayam, que promoveu ontem, dia 24, junto com a Embaixada de El Salvador, na Índia, o “Romero Day”, um dia dedicado ao Arcebispo de San Salvador assassinado em 24 de março de 1980.

O dia foi celebrado nas principais dioceses da Índia, como Nova Délhi, Calcutá, Mumbai, Chennai e outras cidades indianas, onde as Comissões "Justiça e Paz" locais promoveram encontros e vigílias de oração.

"Dom Romero foi um profeta de justiça e paz. Para nós, cristãos indianos é um modelo e um exemplo que nos encoraja em nossa missão com os mais pobres dos pobres, com aqueles que são oprimidos e discriminados, como os dálits em nossa sociedade. Queremos apresentá-lo como modelo a toda a comunidade cristã e não cristã", disse Pe. Irudayam.

Vários fiéis hinduístas participaram das comemorações para recordar Dom Orscar Romero que abriu brechas no coração dos indianos.

Na Catedral de Nova Délhi foi celebrada a missa presidida pelo Arcebispo dessa cidade, Dom Vincent Michael Concessão. Também estava presente o Núncio Apostólico na Índia, Dom Salvatore Pennacchio. "Foi uma ocasião para relançar nosso compromisso social de justiça e aprender que por causa da fé se pode também dar a vida" – concluiu Pe. Irudayam.

fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário